fbpx

Banheiro Planejado nº 54

Banheiro Planejado nº 54

Banheiro Planejado com jogo de volumes e organização

O banheiro é um cômodo da casa que merece atenção, afinal ter um ambiente aconchegante e bonito para relaxar durante a hora do banho, pode ser uma excelente terapia. Uma das melhores soluções para aproveitar bem o espaço do banheiro é investir no seu planejamento.

Vale destacar que o banheiro planejado deve ser pensado para otimizar o espaço do ambiente e, além de bem decorado e elegante, ele precisa ser funcional e confortável. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados no momento da execução para que o banheiro atenda às necessidades de todos que irão utilizá-lo.

Neste post destacaremos o banheiro planejado para o Condomínio Cyan Boulevard das Águas em Taubaté/SP. São apartamentos de 63 m2 a 82m2, com 2 ou 3 quartos.

A arquiteta Viviane Fortes trabalhou com grande excelência no projeto do banheiro planejado, proporcionando funcionalidade e organização através dos móveis planejados. A amplitude ao ambiente foi alcançada através das cores claras das paredes e do piso, a iluminação e os espelhos acima da bancada também fizeram a diferença.

Conheça um pouco mais do projeto e veja dicas valiosas sobre banheiro planejado.

Proposta para banheiro planejado para o Condomínio Cyan Boulevard das Águas em Taubaté/SP

Na proposta da Arquiteta Viviane Fortes para o Condomínio Cyan Boulevard das Águas em Taubaté/SP, o banheiro planejado foi projetado de forma a acomodar o máximo de itens possíveis dentro deste ambiente. Assim, produtos de limpeza, higiene pessoal e enxoval de banho podem ser guardados dentro dos móveis planejados.

Com um pequeno jogo de volumes e mudança da profundidade foi criado um espaço para mais armários sob a bancada, que termina em L, ao fundo do banheiro. A bancada da pia ainda conta com um gaveteiro na parte inferior, então, a organização está garantida e este é um ponto forte deste projeto.

Todo o espaço foi bem aproveitado e foram utilizados tons claros para deixar o ambiente mais amplo, elegante e clean. O jogo de espelhos foi fundamental para ampliar e iluminar o banheiro.

Viviane trouxe muita inspiração neste projeto. E com o objetivo de detalhar e dar boas dicas sobre banheiro planejado, listamos abaixo alguns pontos importantes que devem ser considerados no planejamento de banheiros.

Que tal um banheiro planejado para acomodar tudo e mais um pouco?

O grande benefício do investimento em um banheiro planejado é poder usar cada cantinho desse cômodo. Móveis planejados para banheiro podem ter diversos tipos de design, acabamentos e cores à sua escolha. Porém, é essencial que esses móveis apresentem harmonia junto ao estilo de decoração do ambiente.

Veja algumas dicas para ajudar no planejamento deste cômodo:

  • Uma boa dica é investir em móveis que tenham várias divisórias internas e se for possível, móveis que contenham compartimentos para acomodar itens mais específicos, como produtos de beleza e higiene pessoal, por exemplo.
  • No momento de escolher os móveis planejados para o seu banheiro, é preciso saber bem quais são as suas necessidades. Isso porque um armário pode ter várias gavetas, ou várias divisórias e se você souber exatamente o que precisa, não terá nenhum arrependimento.
  • Vale destacar que o espaço abaixo da pia é ótimo para aproveitar e inserir armários. Se não sobrar local para o cesto de roupa suja, a dica é aproveitar essa área para colocar um cesto interno e otimizar seu banheiro planejado.
  • Armários e bancadas suspensas tornam a limpeza muito fácil. Entretanto, perde-se um pouco dos locais de armazenamento. Uma outra forma de ganhar espaço é colocando um acabamento inteiriço, fechando o armário até o chão. Para finalizar, pode ser utilizado o mesmo material do seu piso.

Bancada do banheiro – Como escolher?

A bancada de banheiro é uma peça importante na funcionalidade do ambiente, acomodando cuba, torneira e gabinete. Além disso, é um elemento essencial para a organização dos itens de higiene pessoal e beleza.

É importante saber escolher o modelo adequado para não perder a funcionalidade do espaço. Além disso, é importante que a bancada esteja em harmonia com o estilo de decoração escolhido para o ambiente e, se possível, que também tenha um armário para ajudar na organização.

Ao escolher a bancada você deve fazer uma lista completa para projetar o modelo mais adequado e anotar quais tipos de acabamentos podem ser usados no seu projeto.

Cuba para banheiro

Antes de escolher o modelo de cuba para o seu banheiro é preciso ter em mente as dimensões necessárias do seu gabinete. Existem diversos modelos com formatos e tamanhos que podem variar, de acordo com o móvel escolhido.

Quando você for a qualquer loja de acessórios e revestimentos para banheiro, as cubas estarão divididas em cubas de apoio, cubas de embutir, cubas de sobrepor, cubas de semi encaixe.

Com o projeto bem definido, é possível escolher o melhor tipo de cuba, que se adequará e atenderá todas as necessidades do seu banheiro.

Como escolher o espelho?

Fundamental para dar aquela sensação de amplitude e luminosidade, um bom espelho causa uma impressão de ambiente maior do que realmente é. Principalmente se ele for até o forro do teto, já que desempenha um papel de elemento de efeito.

Quer dar um toque a mais? Um espelho com lente de aumento além de útil deixa a bancada mais elegante!

Iluminação

Uma boa iluminação sobre a bancada do banheiro é primordial, sem contar que é de extrema necessidade na hora de se barbear ou fazer a maquiagem.

Se arrumar em um banheiro com pontos de penumbra não fica confortável, concorda?

Além de funcional, a iluminação do banheiro também exerce um papel decorativo muito importante. Mais um motivo, portanto, para você valorizar esse elemento.

Comumente, usam-se pontos de iluminação dentro do box, uma luminária central no espaço do banheiro e a outra sobre a bancada.

O seu arquiteto poderá dar excelentes dicas sobre os tipos de luminárias e a temperatura das lâmpadas (branca ou amarela), para combinar melhor com o seu ambiente e causar a sensação correta.

Box do banheiro

Em relação ao box, a melhor opção para economizar espaço são as portas de correr com vidro transparente que, não precisam ser abertas e ampliam o alcance visual de toda a área do banheiro.

Este foi o modelo utilizado no projeto da Viviane Fortes, até mesmo porque o tamanho do banheiro planejado do projeto em destaque era pequeno.

Cores para o banheiro planejado

Como já falamos anteriormente, a ideia do banheiro planejado é aproveitar todo o espaço, pensando sempre em maneiras de mantê-lo organizado e em total harmonia. Nesse caso, a dica é usar cores claras para aumentar a sensação de amplitude. Branco, cinza, bege e off-white são as mais usadas. Por outro lado, tons vibrantes podem compor o revestimento de pastilhas e acessórios, por exemplo.

As cores predominantes do banheiro devem ir de encontro ao gosto e estilo do cliente.

Seu banheiro planejado é pequeno?

É comum que o banheiro seja um dos ambientes mais compactos da residência e, por isso, é muito importante pensar em cada detalhe desse espaço. As dicas citadas neste post sobre o planejamento deste cômodo cabem tanto para um banheiro maior quanto para um menor.

É importante pensar que, mesmo para o banheiro pequeno, existem soluções inteligentes para deixá-lo mais funcional, bonito e amplo.

E mais uma vez vale destacar a importância de investir em móveis planejados que possuam bastantes divisórias na parte interna e que tenham compartimentos para itens específicos, que devem ficar acomodados neste ambiente. Mas, para que os planejados atendam às necessidades dos moradores, é importante tê-las de forma bem definidas.

O banheiro planejado é uma ótima opção para manter a organização, beleza, conforto e praticidade que tanto precisamos no dia a dia.

Procure contratar um arquiteto ou designer de interiores para projetar o seu banheiro sem erros. Escolher também uma empresa especializada em móveis planejados e de confiança fará toda a diferença.

Esperamos que tenham gostado das dicas e ideias apresentadas neste post.


Siga-nos nas mídias sociais e acompanhe todas as nossas novidades em móveis planejados!
Estamos no: FacebookInstagramPinterest e Youtube.

>> Clique aqui para ver todos os projetos de Ambientes Planejados.