A mobília de madeira é atemporal e resistente, compondo vários estilos de decoração, desde os rústicos até os contemporâneos e minimalistas. Mas você sabe quais são os melhores tipos de madeira para móveis? Neste post, reunimos os 9 principais para você conhecer.
São opções compostas de diferentes espécies de árvores, com tons e propriedades específicas. As variedades da matéria-prima proporcionam móveis amadeirados com acabamentos únicos e durabilidade incomparável.
Está pensando em investir em móveis amadeirados? Então conheça quais são os principais tipos de material para acertar na escolha da mobília!
1. Freijó
Começando com um clássico. A madeira Freijó, reconhecida pela tonalidade média castanho amarelada, é ideal para a confecção de móveis sofisticados.
Trata-se de um tipo de madeira nobre, fácil de trabalhar. Ou seja, é perfeita para fazer móveis com um acabamento mais detalhado, porém resistente. É um ótimo material para portas, mesas de centro, camas e armários.
2. Jatobá
A madeira Jatobá tem coloração marrom avermelhada e, em alguns casos, alaranjada. Resistente, é perfeita para a elaboração de móveis atemporais, com uma pegada rústica.
Além dos móveis, é um tipo de madeira com alta densidade, sendo ideal para pisos, escadas e até acabamentos para áreas externas.
3. Cedro
A madeira Cedro tem um aroma característico, além de um tom mais claro, super elegante. É um material que pode ser lixado, parafusado e não apresenta rachaduras.
Trata-se de uma ótima escolha para a composição de móveis como: gaveteiros, mesas, camas, cadeiras e muito mais! Por conta da coloração clara, é um tipo de madeira que combina perfeitamente com outros tons neutros, como o branco e o preto.
4. Cumaru
Super resistente, a madeira Cumaru pode ser utilizada para a fabricação de móveis internos e externos. Com coloração castanho médio, é versátil e adiciona um toque rústico à decoração.
É uma opção certeira para a confecção de estantes para banheiros e áreas externas, visto que esse tipo de madeira é resistente à água. Também é ideal para a fabricação de móveis tradicionais, como cristaleiras e armários robustos.
5. Carvalho
Aqui, temos outra opção bastante conhecida de madeira. O Carvalho é um tipo clássico, bastante utilizado na composição de mesas de centro, cadeiras e estantes.
Entre as principais vantagens de se investir nesse tipo de madeira para móveis é a versatilidade! O Carvalho pode apresentar várias tonalidades, desde as mais claras até as avermelhadas, com desenhos marcantes nas peças
6. Nogueira
Com tom escuro, levemente avermelhado, a madeira Nogueira é resistente e apresenta ótima durabilidade. É uma boa opção para a fabricação de móveis mais robustos, como guarda-roupas, armários de cozinha, entre outros.
7. Pinus
Nessa lista não poderia faltar a madeira Pinus. Com ótimo custo-benefício, é um material de tom claro proveniente de árvores de reflorestamento.
Então, além de proporcionar móveis a preços mais acessíveis, a Pinus é uma excelente escolha para quem tem a sustentabilidade como princípio.
Ah, e trata-se de uma madeira super versátil, que pode ser utilizada para a confecção de camas, estantes, estruturas, portas e até mesmo pisos.
8. Eucalipto
Entre os tipos de madeiras para móveis mais resistentes, temos o Eucalipto. Versátil e duradouro, é um material que pode ser usado tanto em espaços internos, como em áreas externas.
É uma madeira com tonalidade média, levemente alaranjada, que complementa os mais diversos estilos de decoração. O Eucalipto tem alta densidade e é resistente a impactos. No entanto, é um material fácil de trabalhar, garantindo peças de acabamento impecáveis.
9. MDF
O MDF (Medium Density Fiberboard) é composto por painéis de fibras de madeira, com densidade média. São versáteis, maleáveis e apresentam um ótimo custo-benefício! Para quem deseja investir em móveis leves, com um alto nível de detalhes no acabamento, é uma ótima escolha.
Móveis sob medidas?
Quando se trata de móveis sob medidas, eles precisam ser planejados para durar a vida toda. A MaxMD trabalha com os melhores e mais duradouros tipos de materiais.
Gostou dessas informações? Continue nos acompanhando e nos procure se precisar!