fbpx

É possível colocar papel de parede em móveis? – Ideall Decor

É comum ter a ideia que o papel de parede, como o nome pode sugerir, é aplicado apenas em paredes. Mas, você sabia que é possível aplicar papel de parede em móveis? Ele pode ser aplicado em diversas superfícies, como móveis e objetos decorativos. É o que a Ideall Decor nos explica nesse artigo.

Por possuírem uma grande variedade de estampas, cores, formas e texturas, aplicar papéis de parede em móveis traz personalidade e diversidade para um ambiente.

Para responder às dúvidas que surgiram quando esse artigo estava sendo criado, fomos até a Ideall Decor, e conversamos com o Thiago Amaral, proprietário da loja. Ele nos explicou, inclusive, alguns detalhes para aplicação do papel de parede em móveis planejados.

A Ideall Decor

A Ideall Decor está presente em Taubaté, São Paulo, atuando na área de decoração e está no mercado desde 2016. Dentre sua linha de produtos estão cortinas e persianas, toldos, papeis de parede, pisos laminados, pisos vinílicos, móveis design, estofados, tapetes, quadros etc.

“A Ideall Decor foi criada pensando na necessidade das pessoas que estão em busca de um ambiente agradável, tanto residencial quanto corporativo. Procuramos entender a sua necessidade e com isso transformá-la em realidade, executando projetos de interiores e exteriores”, explica Thiago, da Ideall Decor.

Ideall Decor - papel de parede em móveis

É possível colocar papel de parede em móveis?

Ideall Decor: Sim, ele pode ser aplicado em móveis, desde que a superfície que irá receber o papel de parede seja preparada para aderência da cola. A superfície precisa estar lisa e de preferência na madeira “crua” para melhor aderência da cola.

O papel de parede é um elemento versátil na decoração e pode ser aplicado em vários tipos de móveis, como guarda roupas, prateleiras e armários. Ele pode ser utilizado para revestir a parte interna e/ou a externa.

A aplicação de papel de parede em móveis pode agregar valor estético ao ambiente. O seu uso aumenta as possibilidades de reforma do espaço e reutilização dos móveis.

Além disso, a durabilidade é uma das vantagens do uso de papel de parede em móveis. Ele pode apresentar durabilidade até três vezes maior que a pintura, aumentando desta forma a vida útil dos móveis em que for empregado.

Nós desenvolvemos um material específico para te ajudar a avaliar a qualidade dos móveis, evitando manutenções indesejadas. Acesse através do link https://materiais.maxmd.com.br/itens-de-maior-manutencao-moveis-planejados

Como usar papel de parede em móveis?

Ideall Decor: O papel de parede é aplicado com uma cola a base de água sobre a superfície do papel e do local de aplicação. Alguns papéis não necessitam dessa cola em ambas as superfícies, ela pode ser aplicada apenas na superfície do papel de parede.

Quando a aplicação do papel de parede for feita em móveis de madeira, a diferença em relação ao uso em paredes, é que a cola mais recomendada é a do tipo sintética.

“Não há restrições para a própria pessoa aplicar o papel de parede em móveis, desde que tenha as ferramentas adequadas e siga as recomendações do fabricante. Caso sinta dificuldade, sugerimos contratar um profissional qualificado para aplicação do produto. Na Ideall Decor, temos profissionais qualificados para todos os tipos de locais e ambientes.”

Alguns cuidados devem ser tomados durante a aplicação do papel de parede em móveis para que o resultado seja de qualidade. Uma dica importante é limpar e lixar a superfície antes de colocar o papel de parede, visto que reduz a chance de manchas no papel e aumenta a aderência ao móvel.

Na limpeza, deve ser utilizado um pano úmido. “Alguns tipos também podem ser lavados com água e sabão, sendo necessário ler as recomendações do fabricante”, comenta Thiago da Ideall Decor.

Para a limpeza do móvel, em geral, o processo também é bastante simples, mas os cuidados necessários são de extrema importância para a conservação do móvel e seus componentes. Temos um material exclusivo sobre as etapas da limpeza dos móveis. Clique aqui para acessar.

Quais tipos de papel de parede podem ser utilizados?

Ideall Decor: Os tipos mais comuns de papeis de parede são o vinílico e o vinilizado. Pode ser utilizado qualquer tipo de papel de parede para revestir móveis. Dentre as opções de mercado, o vinílico se destaca. Ele é um material de fácil limpeza e não rasga com facilidade. 

Confeccionado em papel duplex e impresso com tinta vinílica, o papel de parede vinílico recebe, em sua produção, uma camada de PVC maleável. Comparado ao tipo vinilizado, pode se dizer que o papel de parede vinílico tem uma aparência mais artificial.

Já o tipo de papel de parede vinilizado tem uma aparência mais natural, por ter sua base composta totalmente por celulose. Isso faz com que ele seja classificado como um material ecologicamente correto.

Colocar papel de parede em móveis - Ideall Decor

Como escolher a cor e a estampa do papel de parede?

Dentro de um ambiente é importante que haja um diálogo entre os seus elementos, móveis, revestimentos, itens de decoração, iluminação etc.

Nesse sentido, visto que há uma enorme variedade de estampas e cores para o papel de parede, é preciso pensar no ambiente como um todo.  Ou seja, não se deve comprar o papel de parede para móveis pensando nele como um único elemento.

Determinada estampa pode trazer um estilo diferente ao ambiente. Por exemplo, estampas de flores podem carregar um ar mais romântico ao espaço, já estampas com cores frias e figuras geométricas podem remeter ao estilo modernista.

Ao utilizar um papel de parede em móveis com tons mais vibrantes e com mais de uma cor, para equilibrar a composição do espaço podem ser utilizados elementos neutros.

Concluindo

Vários pontos devem ser analisados ao se pensar na utilização de um papel de parede em móveis. Para uma boa implementação, busque por profissionais da área. Se precisar de uma visão profissional, procure a Ideall Decor, através do site idealldecor.com.br e do Instagram @idealldecorsp.

Para te ajudar a identificar e escolher um bom fornecedor, nós desenvolvemos um processo que minimiza as suas chances de erro. Em nosso material exclusivo é possível entender, através de 4 perguntas simples, como escolher o melhor fornecedor. Clique e acesse https://materiais.maxmd.com.br/4-perguntas-para-nao-errar