fbpx

Quais os materiais de construção que mais subiram durante a pandemia? – by Markif

Entenda nessa conversa com a Markif – A Marka da Construção – quais os materiais de construção que mais subiram durante a pandemia e como desviar dessa alta de preços

O aumento dos preços de produtos e serviços durante o período da pandemia de COVID-19 com certeza já foi percebido por toda a população, principalmente para aqueles que iniciaram alguma obra ou reforma nos últimos tempos.

Isso porque, além dos aumentos na alimentação ou nos combustíveis, os materiais de construção também subiram durante esse período, afetando não só as grandes construtoras, mas também quem quer realizar pequenas obras em casa, por exemplo.

Em conversa com a Markif Materiais para Construção em Taubaté, uma empresa da Rede Vale Construir, descobrimos quais foram os materiais de construção que mais subiram durante a pandemia e também como desviar desses reajustes, sem perder a qualidade da obra.

Para entender mais sobre isso, continue a leitura.

Quais foram os materiais de construção que mais subiram durante a pandemia?

Markif: Praticamente todos os produtos tiveram reajustes de preços no último ano. Dentre os materiais de construção que mais subiram durante a pandemia estão os que têm origem do aço, do cobre, do PVC e do cimento. 

“Além disso, todos os insumos que são de origem importada, os quais tem seu preço com base na taxa do câmbio (dólar), também sofreram uma alteração direta durante o período que estamos vivendo”, afirma o representante da Markif. 

Markif - Materiais de construção que mais subiram durante a pandemia - Tubos de PVC

Por que os materiais de construção que mais subiram durante a pandemia tiveram essa alteração de preços tão brusca?

Markif: Nesse contexto de reajustes, uma dúvida muito comum de quem está sofrendo com a alta de preços é qual a causa dessa situação. Entretanto, é importante saber que não há um motivo único.

Assim, as causas para os materiais de construção que mais subiram mais durante a pandemia envolvem, por exemplo, a alta do dólar, que ocorreu principalmente pela instabilidade política no Brasil, e que gera um aumento em todos os produtos que vêm de fora do país.

Além disso, “a alta procura no mercado local, somada à exportação e à escassez das principais matérias primas elevou brutalmente os preços”, afirma a Markif.

Isso porque o ramo das construções não parou nesse período. Pelo contrário, aumentou ainda mais a demanda por produtos e insumos. Por outro lado, a produção se estabilizou ou em algumas situações até mesmo reduziu, devido à diminuição de serviços na pandemia.

Markif - Materiais de construção que mais subiram durante a pandemia - Fios de cobre

Markif: Como driblar esse aumento de preços?

Descobrir a resposta para essa pergunta é essencial, visto que “geralmente, quando os preços sobem, a probabilidade da volta ao seu estado original é mínima”, diz o representante da Markif.

Como o mercado já absorveu esses preços dos materiais de construção que mais subiram durante a pandemia, a chance de retorno é baixa. Assim, é necessário descobrir como diminuir os gastos da obra sem perder a qualidade do material.

Uma dica da Markif para essa situação é “substituir algumas marcas líderes por outras de boa qualidade”. Vale lembrar que ao escolher essa opção, deve-se tomar cuidados com as marcas que possuem menor rendimento do produto e, por isso, vão exigir maior quantidade para dar o mesmo resultado.

Somado a isso, “uma boa prática para reduzir custos é planejar, não deixar faltar ou sobrar e trabalhar amparado por profissionais qualificados”, continua o representante da empresa Markif.

Markif - Materiais de construção que mais subiram durante a pandemia - Cimento

Nós, da MAX MD, desenvolvemos uma material exclusivo para te ajudar a identificar e escolher os melhores fornecedores, tanto para móveis planejados, quanto para sua obra, em geral. Acesse pelo link: https://materiais.maxmd.com.br/4-perguntas-para-nao-errar

Benefícios de ter a Markif como parceira na sua obra

A Markif é uma empresa que atua há 21 anos no mercado da construção civil com um mix de produtos para todas as fases das reformas e das construções. Assim, a empresa já é referência nesse ramo e trabalha com todos os tipos de materiais, do básico até os de acabamento.

“Oferecemos também uma grande variedade de ferramentas para uso profissional e hobby e vasta linha de produtos para utilidade doméstica”, afirma o representante, que explica que na loja é possível encontrar todos os produtos que uma obra precisa.

Um outro ponto positivo é a rapidez na entrega, que é feita entre 24 e 36h após a venda. Com uma frota própria de caminhões e profissionais, a “Marka da Construção” não cobra frete para entregas no perímetro urbano de Taubaté.

Onde encontrar a Markif? 

Com três endereços diferentes para atender melhor o seu público, a Markif, loja de materiais de construção em Taubaté, se localiza em:

  • Markif Estoril: Avenida Álvaro Marcondes de Mattos, 740 – Residencial Estoril.
  • Markif Continental: Estrada do Barreiro, 2560 – Jardim Continental.
  • Markif Cataguá: Rodovia Oswaldo Cruz, 1620 – Belém (no Espaço 2GO Center – em frente ao Cataguá Way).
Markif - Materiais de construção que mais subiram durante a pandemia

Na Markif você encontra tudo que precisa para a construção ou reforma da sua casa. Eles ainda te ajudarão a driblar os altos preços dos materiais de construção que mais subiram durante a pandemia.