fbpx

Como limpar o armário de cozinha?

Limpar o armário de cozinha é fundamental para manter o ambiente higienizado. Mas, uma limpeza mais profunda e detalhada pode ser um trabalho enorme quando feito da maneira errada.

Os armários de cozinha ficam em um ambiente com grandes possibilidades de desgaste, já que a gordura e a poeira podem grudar nos móveis. E deixar esse tipo de sujeira acumular pode tornar mais difícil a limpeza e diminuir a durabilidade das peças.

Sobretudo, para saber a melhor maneira de conservar o seu armário de cozinha é refletir um pouco sobre as questões a seguir:

1. Como é minha rotina de limpeza da cozinha?

2. Eu sei limpar os armários de cozinha da melhor maneira?

3. É preciso conhecer o material do armário antes de limpá-lo?

4. Quais são os tipos de produtos e utensílios adequados para limpar o armário de cozinha?

5. Como deve ser a rotina de limpeza para conservação dos armários?

Os armários de cozinha podem não receber a mesma atenção na limpeza que o fogão, bancadas, balcões ou o chão no dia a dia, mas devem!

Com o passar do tempo, respingos, gordura, poeira e outros resíduos de produtos aderem às superfícies dos armários como uma cola pegajosa que pode ser difícil de remover.

Quer evitar tudo isto? Então vamos falar um pouco sobre as questões citadas acima para te ajudar na limpeza dos armários de cozinha, visando à conservação deles.

Como é minha rotina de limpeza da cozinha?

Tratando-se da limpeza da cozinha, há quem goste, quem não suporte, quem enrole ou saia correndo. É engraçado dizer isso, mas é a realidade!

É sabido que as famílias têm uma vida corrida e cheia de afazeres, limitando seu tempo para tarefas domésticas. Quem tem uma funcionária em casa pode ficar mais tranquilo, mas quem não tem, precisa se organizar através de um planejamento.

E falando em planejamento, com ele é possível estabelecer uma ordem nas tarefas de limpeza da casa, incluindo o armário de cozinha.  Ao contrário do que muitos pensam, com um pouco de planejamento é possível manter a casa sempre em ordem, sem se matar de tanto trabalhar.

Uma dica simples é elaborar uma lista com todos os afazeres que envolvam a limpeza da casa, distribuí-las por ordem de prioridade e estabelecer uma periodicidade para cada uma delas.

E como está a sua rotina? Pense um pouco mais sobre planejamento. Parece simples, mas essa dica é valiosa!

Eu sei limpar os armários de cozinha da melhor maneira?

Você realmente sabe como limpar armário de cozinha sem gastar muito tempo e, ainda, evitando o desgaste do material para que ele fique impecável por mais tempo?

Existem no mercado diversos tipos de produtos que prometem a remoção da sujeira pesada ou suave, mas é preciso tomar muito cuidado, pois se não forem utilizados da maneira correta, poderão não atingir o resultado esperado e às vezes podem até danificar o material do armário.

O mais prudente é ler atentamente o rótulo dos produtos antes de usá-los para saber a indicação, além de seguir as orientações sobre limpeza do fabricante dos móveis planejados.

É preciso conhecer o material do armário antes de limpá-lo?

Sim! É fundamental ficar atento ao tipo de material do seu armário, pois cada um deles precisa de produtos e procedimentos diferentes para não causar danos ao acabamento.

No mercado, estão disponíveis diversos tipos de materiais para a produção dos armários planejados. Entre os materiais disponíveis no mercado, os que mais utilizamos aqui na MAX são:

  • MDF;
  • MDP
  • HDF;
  • Vidro;
  • Metalon;
  • Ferragens de alto desempenho, entre outros.

É válido salientar que cada material apresenta sua característica e limitação nas formas de limpeza, por isso a importância de levar em conta o material de que o armário é feito.

Consulte sempre o fabricante para entender a melhor forma de cuidar do seu móvel planejado.

Clique aqui e veja mais dicas de limpeza em um ebook, preparado especificamente para clientes da MAXMD.

Quais são os tipos de produtos e utensílios adequados para limpar o armário da cozinha?

Independentemente do material que é feito seu armário, é preciso ter os produtos corretos e utensílios também. Seguem algumas dicas que podem ser úteis para você:

  • Flanelas e panos: prefira sempre os brancos, caso contrário, pode acabar alterando a cor original do seu armário;
  • Aspirador de pó: ferramenta importante na limpeza das gavetas dos armários;
  • Escova dental macia: as escovas dentais são ótimas para limpar os cantinhos escondidos; 

Nunca utilize os produtos de limpeza pesada na limpeza dos armários de cozinha. Mesmo os móveis de alta qualidade podem ter sua superfície agredida pela ação desses produtos.

Se atente também puxadores, ferragens e dobradiças!

Apesar de serem feitos de materiais diferentes, os cuidados de limpeza e conservação dos puxadores, ferragens e dobradiças devem ser observados. É importante que não sejam aplicados lubrificantes, desengripantes ou álcool nos mesmos, já que tais substâncias químicas podem diminuir o tempo de vida útil das peças. 

Nunca aplique produtos de limpeza em ferragens como dobradiças ou corrediças. Elas possuem uma película de proteção que, se removida, reduz a vida útil desses itens. Utilize apenas um pano seco.

Como deve ser a rotina de limpeza para conservação dos armários?

O armário de cozinha deve ser limpo em sua parte exterior, todas as semanas, ou pelo menos a cada 15 dias.

Já o interior dos armários de cozinha pode ser limpo a cada 30 dias. E bem sabemos que a ideia de retirar tudo pode ser cansativa, mas é algo necessário.

Primeiramente, esta prática é importante por questões de higiene e saúde, pois a sujidade dos armários entra em contato com os pratos, taças, copos, talhares e outros utensílios de cozinha.

E é sabido que, manter uma periodicidade de limpeza irá prolongar o tempo de vida dos armários de cozinha.

Quer manter seu armário de cozinha conservado por mais tempo?

Alguns cuidados simples podem ser incluídos à sua rotina para manter seus móveis sempre bem cuidados. Vejam como é simples: 

  • Mantenha o ambiente arejado e longe de umidades, pois a umidade provoca mofo, manchas e mau cheiro nos armários. Para evitar isso, não guarde objetos úmidos ou molhados;
  • Verifique periodicamente os sifões e instalações para detectar eventuais vazamentos, assim como se não há infiltrações nas paredes;
  • Sempre use tábua para cortar alimentos sobre bancadas e não apoie diretamente sobre os tampos panelas recém saídas do fogão, pois as temperaturas muito altas podem queimar o revestimento, deixando manchas irreversíveis;
  • A incidência de luz solar pode prejudicar e escurecer os materiais com o passar do tempo. 

Dica extra

Você sabia que até o sentido de passar o pano interfere na limpeza e durabilidade do armário de cozinha? E qual o produto mais indicado para a limpeza?

Para conhecer esses e outros detalhes de como limpar e o que evitar na limpeza dos armários de cozinha, fizemos um ebook sobre a limpeza dos seus móveis. É gratuito e pode ser acessado pelo seu celular sempre que você precisar. Clique aqui para acessar.

Gostou das dicas deste post? Tente incluí-las na sua rotina de cuidados com a casa e evite problemas futuros com seu armário de cozinha.