fbpx

Apartamento para casal jovem e despojado: projeto inspirador de Nayara Alvarenga

Formada há mais de 5 anos em Arquitetura e Urbanismo, Nayara Alvarenga (@nayaraalvarengaarquitetura) sentia grande necessidade em atualizar seus conhecimentos. Participava de várias feiras e exposições, sempre buscando informações sobre a sua área de atuação. Foi a partir daí que veio o interesse em fazer uma pós-graduação em Design de Interiores pela FAAP.

“Neste período tive muito contato com outros fornecedores, arquitetos de outras cidades e isso abriu um leque de oportunidades para mim”, diz a arquiteta.

Sempre preocupada em desenvolver um trabalho de excelência, Nayara prefere executar seus projetos com fornecedores de confiança e cita a movelaria MAX MD como uma empresa séria e segura. “Este foi meu primeiro trabalho com a MAX, mas, como foi muito bom ter a parceria desta empresa, espero ansiosa pela próxima oportunidade de mais uma vez estarmos juntos”, destaca Nayara Alvarenga.

A arquiteta e design de interiores fala nesta entrevista sobre o projeto do apartamento para casal jovem, sem filhos, com uma rotina bem agitada, e que os dois trabalham fora. “A ideia era propor um projeto que, além de bonito, fosse principalmente prático e que atendesse às necessidades do casal no dia-a-dia para diversas funções”, reforça a arquiteta.

Em uma conversa conosco, ela conta um pouco mais dos detalhes deste projeto arrojado e elegante. Confira abaixo!

De onde veio à inspiração para este apartamento?

Nayara Alvarenga: A inspiração veio do briefing trazido pela cliente. Ela trouxe imagens com referências de tudo que gostava. Sobretudo, esta cliente é uma amiga pessoal e eu já conhecia o seu perfil e preferências. Assim, foi fácil adequar o projeto ao seu estilo. E devido à nossa proximidade, foi um trabalho muito prazeroso de ser realizado e eu só queria agradá-la.

Qual foi a proposta desse projeto?

Nayara Alvarenga: A proposta era promover um ambiente agradável, com design arrojado para um casal jovem e que proporcionasse conforto para as visitas, além de ser prático para o dia a dia dos dois.

Neste projeto, qual foi o ponto alto da movelaria executada?

Nayara Alvarenga: Os clientes pediram que a decoração do imóvel tivesse a personalidade e que fosse “a cara deles”. Como se trata de um casal jovem, moderno, que gosta de um toque clean, com elegância e sofisticação, e que também adora receber amigos e fazer jantares, eu precisava pensar em cada detalhe para que o apartamento se tornasse um ambiente aconchegante e funcional.

Portanto, o ponto chave desse projeto era o conforto para receber as visitas e devido ao espaço reduzido, toda a logística de setorização e fluxo de pessoas dentro do apartamento, deveria ser bem definido. Um exemplo seria o fácil acesso à cozinha, sala e lavabo. Inclusive, o apartamento não tinha esse cômodo e transformamos o banheiro social num elegante lavabo para uso dos amigos.

Não posso deixar de destacar também, a gaveta escondida do banheiro. Apesar da marcenaria não aparecer, ela tem um papel fundamental para que este ambiente seja funcional.

Qual foi o maior desafio?

Nayara Alvarenga: O projeto teve vários pontos-chaves da movelaria, harmonização da serralheria com alvenaria, portas laqueadas deslizantes, frisadas na diagonal, dentre outros. Porém, foi um grande desafio resolver a parte técnica do gabinete, que ficava dentro do lavabo/banho social.

Era necessário ter um móvel para fazer o armazenamento de alguns itens, mas sem cara de gabinete. Assim, tive total apoio do Fabrício, do corpo técnico da MAX, para encontrar uma solução que fosse de encontro à solicitação do cliente. E o resultado foi sensacional! Porque, além de lindo e prático, não parece que tem uma gaveta no ambiente.

Sobretudo o apoio, interesse e conhecimento técnico da MAX, também foram fundamentais para que tudo corresse em perfeita harmonia e com um resultado além da expectativa.

Eu fico muito satisfeita com a parceria, iniciativa, participação nas soluções e trocas de ideias tratando-se da movelaria MAX MD, pois trabalhamos com projetos personalizados e para entregá-los de forma satisfatória ao cliente, é necessário esse conjunto de fatores para uma execução 100%.

Os clientes amaram o resultado e ficaram muito satisfeitos.

Acompanhe no vídeo cada detalhe desse lindíssimo apartamento para casal jovem:

Quais acabamentos e cores foram utilizados?

Nayara Alvarenga: Como o apartamento era pequeno resolvi escolher apenas uma paleta de cores para promover o equilíbrio pontual independente do ambiente.

Na sala, por exemplo, eu usei na parede o azul com um tom acinzentado equilibrando com o amadeirado do painel da TV. O requinte para este móvel veio através das portas deslizantes com ripado diagonal, além de uma armação que, quando comentei com o Max – gestor da MAX MD – que eu queria executá-la, ele apoiou muito a ideia. A prateleira em MDF fazia um link entre a marmoraria, a serralheria e a marcenaria. E o resultado foi à integração total do espaço.

A cozinha também ficou impecável. Para ela escolhi tons mais frios e neutros, como o azul e o cimento queimado para o chão, por se tratar de um espaço reduzido. Contudo, trabalhei o equilíbrio entre estas cores e o amadeirado dos móveis. Como a cozinha não era integrada com a sala de jantar, foi necessário trabalhar com elementos neutros, mas sem deixar de lado o estilo e personalidade do casal.

O resultado foi o equilíbrio e a amplitude do ambiente, deixando até a vizinha ao lado do apartamento do casal jovem encantada com o resultado. Inclusive, foi até engraçado ouvir dela que não era a mesma cozinha, parceria que era outro lugar.

Sobre o quarto do casal, usei praticamente os mesmos tons. O amadeirado foi o mesmo, mas usei nas portas deslizantes do painel da TV um tom nude para equilibrar com o guarda-roupa que ocupa um bom espaço no ambiente, deixando-o menos carregado.

Qual foi a sensação dos clientes em relação à entrega do projeto?

Nayara Alvarenga: Os clientes ficaram encantados com a entrega do projeto. As portas deslizantes ripadas fizeram sucesso pela beleza e funcionalidade, além de harmonizar perfeitamente com o ambiente. Cada detalhe do projeto foi valorizado por eles e conquistamos sua satisfação.

Você indica a MAX MD para seus clientes?

Nayara Alvarenga: Sempre que posso, eu indico a MAX para meus clientes, não só pelo trabalho que é excepcional, mas principalmente pelo pós-venda, pela assistência que a movelaria MAX MD oferece após o fechamento com o cliente. É nesse momento que as coisas acontecem, como por exemplo, viabilizar o projeto, sentar-se com o cliente para analisar os pontos importantes. E essa compatibilização de projeto é fundamental para agilizar o meu trabalho e eu reconheço isso como um diferencial da MAX.

Nesse projeto, tivemos bastante integração entre serralheria e marcenaria. A MAX não só cuidou da marcenaria, mas também executou todo o projeto de serralheria de forma precisa e assertiva, compatibilizando muito bem as duas áreas. Isso foi um fator-chave na otimização do meu tempo de trabalho.

Destaco também, a parte final da instalação dos móveis, que é impecável. Eles usam fitas de LED, se preocupam com toda a parte elétrica, dentre outros e isso otimiza o tempo de obra e evita retrabalho.

Para mais informações sobre esse e outros projetos, fique à vontade para nos chamar no Whatsapp. Acompanhe também através do nosso Instagram e Facebook.

Instagram da Nayara: @nayaraalvarengaarquitetura

Veja mais fotos desse projeto: