fbpx

Móveis planejados, custo ou benefício?

Muitas pessoas me perguntam se móveis planejados são caros, se realmente vale a pena. Bem, eu, como dono de uma fábrica de móveis planejados há 16 anos, sou um pouco suspeito, RS. Porém vou responder com sinceridade e mais do que isso, dar ferramentas para que você possa fazer suas próprias análises e tirar suas conclusões.

Ter uma casa linda, sempre elogiada, com móveis design, práticos e funcionais é com certeza, o sonho da maior parte das pessoas. Esse sonho tem se tornado símbolo de status sim, porém mais do que isso, símbolo de qualidade de vida, ter um lugar para curtir a família, repor as energias e até mesmo de produtividade.

A pergunta é, para realizar esse sonho é necessário ter móveis planejados na minha casa, mas qual o melhor custo-benefício?

Para responder essa pergunta precisamos avaliar alguns pontos fundamentais.

  1. A casa é minha ou ela é alugada?
  2. Quem vai utilizar esses móveis planejados?
  3. Vou decorar utilizando uma solução caseira? (sem ajuda de um arquiteto/designer)
  4. Quanto tempo eu espero que esses móveis durem?
  5. Eu quero algo personalizado para mim ou serve qualquer móvel?

A casa é minha ou ela é alugada?

Com certeza esse fator é muito importante, afinal se a casa é alugada, provavelmente em um futuro próximo você estará em outra casa. E nesse caso os móveis prontos lhe atendem melhor, pois normalmente são desenvolvidos para serem montados e desmontados várias vezes com facilidade. E dependendo do seu esforço e dedicação é possível fazer este trabalho sem contratar alguém.  Agora, se a casa é sua, vale considerar as outras perguntas a seguir e acessar um conteúdo que temos sobre o que avaliar na hora de contratar uma empresa de móveis.

Quem vai utilizar esses móveis planejados?

Sou eu que vou utilizar? É a minha família, pessoas que conheço? Algumas dessas pessoas têm necessidades especiais? Seja alguma deficiência física ou até mesmo coisas que parecem simples como, por exemplo, a altura das pessoas da casa.

Portanto, vou exemplificar uma situação muito comum. Você pode perguntar em qualquer marcenaria ou marmoraria a altura da pia e todos vão dizer que é de 900 mm. Porém, essa é uma referência de 1914 onde a altura média do brasileiro era de 165 cm para homens e de 152 cm para mulheres. Hoje, os brasileiros possuem em média quase 9 cm a mais que no início do século passado, sem contar que pessoas do sul do país são quase 6 cm maiores que pessoas do nordeste do país.

Sobretudo, trouxe essas informações para ter um parâmetro simples de comparação, pois um móvel padrão é feito para atender o maior número de pessoas e geralmente, não considera as características delas. Então, se vai precisar de um banquinho para lavar a louça ou se vai ter bicos de papagaio nas costas, estes fatores comumente não são considerados.

Vou decorar utilizando uma solução caseira? (sem ajuda de um arquiteto/designer de interiores)

Tanto empresas de móveis prontos, como fábricas de móveis planejados possuem conhecimentos básicos de ergonomia, designer e tendências, podendo ajudá-lo a desenvolver o que chamamos de “solução caseira”.  Comumente, estas soluções sempre vêm juntas de frases do tipo “isso que eu quero é uma coisinha simples”. Porém um arquiteto/designer estudou e pode te assessorar de maneira mais assertiva, considerando inúmeras variáveis e ainda diminuindo riscos de retrabalhos. Esse profissional também pode mesclar as soluções para atingir um conceito único.

Quanto tempo eu espero que esses móveis durem?

Móveis planejados normalmente duram mais que outros tipos, porém temos detalhes importantes. Um deles é que a matéria-prima principal são as chapas de madeira, sejam elas, MDF, MDP, HDF, fabricadas pela empresa A ou empresa B. Mas, isso não importa muito, pois existe uma norma regulamentadora que nivela a qualidade do produto (ABNT NBR 15316-2:2019).

Sendo assim existem, duas coisas que realmente impactam na durabilidade do móvel:

Eu quero algo personalizado para mim ou serve qualquer móvel?

Como começamos essa matéria, o sonho de muitos é uma casa linda de capa de revista, que ditam tendências e arrancam elogios. E nessa vertente é necessária uma coisa que os móveis padrões não conseguem atender. Estou falando da exclusividade, o acabamento diferenciado, detalhes, dimensões, texturas que compõem o móvel que dão características a um ambiente único. Onde somente um móvel planejado feito sob medida pode atender.

Cozinha Compacta nº 250

Respondendo essas perguntas conseguimos chegar uma conclusão.  Dependendo da sua necessidade, quando se busca móveis planejados que tragam design, exclusividade e durabilidade, eles se mostram com excelente custo-benefício e ganham em disparado de outras opções no mercado.

Existem QUATRO PERGUNTAS QUE DEVERIA RESPONDER ANTES DE COMPRAR MÓVEIS PLANEJADOS e descubra os cuidados que precisa ter para evitar surpresas indesejadas.

Para mais informações, fique à vontade para nos chamar no Whatsapp. Escreva-nos também através do Instagram e do Facebook.