fbpx

Decoração de quarto de casal

O quarto é o nosso refúgio dentro de casa e nele recarregamos nossas energias para cumprir nossos afazeres do dia a dia. Assim, mantê-lo arrumado é benéfico tanto para o bem-estar, quanto para a qualidade do sono e a decoração de quarto de casal pode ser funcional a ponto de auxiliar no quesito organização.

Ambientes planejados são de grande importância para otimizar os espaços e agregar personalização e sofisticação aos imóveis. E, apesar de ser o objeto de desejo de muita gente, ainda há muitas dúvidas acerca de como deve ser a decoração do quarto de casal dos sonhos.

Boa parte dessas dúvidas têm fundamento, já que muitos detalhes na decoração e no uso de móveis no quarto de casal precisam ser considerados e fazem toda a diferença no visual e na praticidade do ambiente.

Como o planejamento e a decoração do quarto de casal podem definir a funcionalidade desse espaço?

Quem já passou por uma mudança ou reforma, sabe bem o quanto pode ser difícil encaixar os móveis em um novo espaço, e com o quarto de casal não é diferente. Seja pelo tamanho ou estilo de decoração, o quarto de casal exige um melhor planejamento, já que costuma abrigar mobília de grande porte.

Sendo assim, o uso de móveis planejados no quarto de casal é a melhor alternativa para decorar e aproveitar ao máximo cada cantinho, garantindo um ambiente personalizado e funcional.

Veja agora algumas dicas de uso de móveis planejados para decorar o quarto de casal e deixá-lo bonito, funcional, elegante e agradável.

Uma pergunta fundamental a ser respondida é: o que o casal espera do quarto? Antes de pensar nos tipos de móveis e na decoração do ambiente, é preciso uma boa dose de conversas para alinhar os desejos e as necessidades do casal para o espaço.

Dicas para decoração de quarto de casal

1 – Cama para o quarto de casal

Ponto central do ambiente, a cama deve ser o primeiro item a ser planejado, especialmente se o quarto tiver dimensões reduzidas. Nesse caso, uma boa opção é fazer a base sob medida, com gavetões embutidos, aproveitando o espaço para guardar roupas de cama, toalhas etc.

Outra ideia é posicionar um painel na cabeceira da cama, com iluminação embutida e gaveteiros suspensos a fim de deixar o visual mais organizado e prático. É possível ainda projetar armários acima da cabeceira e esta é uma excelente opção para armazenar itens de pouco uso como as malas e, assim, otimizar a organização. 

2 – Guarda-roupas planejado

Outro item de grande importância no quarto de casal é o guarda-roupas, que também é o responsável por armazenar os calçados e acessórios. Esse móvel deve contar com muitas gavetas e divisórias, reconhecendo assim as necessidades do casal.

O guarda-roupa planejado pode contar com portas de correr e espelhos, em um design super funcional que otimiza os pequenos ambientes. Também existem os projetos de guarda-roupa com cama embutida que, embora não sejam tão comuns atualmente, têm boa capacidade de aproveitamento de espaço.

Quem deseja instalar uma TV no quarto também pode considerar a possibilidade de um armário com painel de TV embutido.

Outro ponto considerável é o estilo das roupas do casal. Se há muitos vestidos longos, os cabideiros podem ser mais altos. Se há muitas gravatas, um suporte especial para elas pode ser incluído. Avalie bem a necessidade do casal antes de executar o projeto.

O material e as cores utilizadas no guarda-roupa devem ir de encontro ao gosto dos moradores e, para ganhar um ar mais contemporâneo, as tendências de decoração do momento devem ser observadas e consideradas.

3 – Estantes e Nichos

Se a parede oposta à cama estiver livre, uma ótima ideia é incluir no projeto de decoração do quarto de casal um painel para a TV e nichos para os objetos decorativos e acessórios de áudio e vídeo, como porta-retratos e/ou uma soundbar. Com um pouco mais de profundidade, o móvel pode funcionar como uma estante com prateleiras e gavetas, ampliando as suas possibilidades de decoração e armazenamento.

4 – Móveis de cabeceira são essenciais

O móvel de cabeceira, conhecido como criado-mudo, pode contribuir bastante para a rotina do casal e ter grande utilidade na decoração do quarto. 

Para que um conjunto de móveis de cabeceira realmente fique em harmonia com a decoração do quarto ele deve ter altura compatível com a cama. Para você ter uma referência do que fazer, é importante escolher móveis que tenham o seu tampo no mesmo nível da parte de cima do colchão.

5 – Painel para TV na decoração de quarto de casal

O painel para TV no quarto, além de ser ótimo para posicionar a sua TV, é também um móvel que modifica positivamente o aspecto, podendo até modificar ou definir o estilo da decoração do quarto. Ele pode ser confeccionado em diversos materiais, cores e tamanhos, além disso, não ocupa muito espaço e proporciona uma funcionalidade extra àquela parede vazia, escondendo a fiação dos equipamentos de áudio e vídeo.

6 – Closet

Seu quarto de casal planejado dos sonhos inclui um closet? Saiba que não é preciso ter um cômodo separado para ele, pois painéis multiuso podem delimitar muito bem os ambientes. Assim, o closet pode ficar escondido atrás do painel de TV ou da cabeceira e até mesmo na lateral da cama.

Uma vez definido o espaço do closet, é necessário pensar na organização dos compartimentos para guardar adequadamente todos os pertences do casal e facilitar o acesso aos itens mais usados. Por isso, vale a pena tirar um tempinho para analisar o tipo e quantidade de peças de cada um para o quarto de casal planejado.

7 – Escolha da decoração

Outro fator importante é a busca por peças de decoração. Essas peças devem permitir o uso eficiente e prático do espaço físico do quarto, já que o conceito de decoração de quarto de casal está relacionado ao conforto, requinte, organização e bem-estar.

Para aqueles que buscam uma boa decoração de quarto de casal, a dica de ouro está no uso de móveis planejados e de objetos de decoração que permitam criar mais de uma combinação visual. Isso facilitará no momento da redecoração do ambiente, permitindo que você transforme esse espaço sempre que quiser um novo visual para ele.

Empresas especializadas em móveis planejados para casal

Uma etapa muito importante para quem vai comprar móveis planejados é a escolha da empresa, profissionais e materiais que serão empregados na produção dos móveis. O que para muitos é a realização de um sonho pode se tornar um pesadelo por escolha errada.

As boas empresas de móveis planejados contam com especialistas dedicados a cada etapa de produção de seus móveis. Com profissionais bem informados, a empresa de móveis planejados também pode te fornecer boas informações sobre as novas tendências de decoração, indicando os materiais mais bonitos e duráveis. Uma boa dica é ler o e-book “4 perguntas para não errar na compra dos móveis planejados“.

Qualidade e cumprimento dos prazos são características de profissionais responsáveis e que visam o compromisso com seus clientes. Portanto, não deixem de avaliar e considerar esta postura, independente do orçamento.

Concluindo, as dicas para decoração de quarto de casal mencionadas neste post podem ser valiosas e fundamentais para garantir mais praticidade, conforto e beleza para o seu dormitório.

Para ver mais fotos e informações de alguns dos nossos projetos de quartos planejados, clique aqui.