fbpx

Cozinha americana planejada

Um bom projeto de cozinha americana planejada pode colocar sua casa em um patamar muito mais elevado quando se fala em modernidade, praticidade e elegância.

Ter uma cozinha funcional, com cada coisa em seu lugar e poder desfrutar deste ambiente de forma organizada, promove um grande prazer na hora de cozinhar para a família e amigos.

Vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de uma cozinha americana planejada e responder algumas outras perguntas:

  • Quais as diferenças entre a cozinha americana e a tradicional?
  • Quais as vantagens da cozinha americana?
  • Quais pontos devo considerar para minha cozinha americana?
  • No caso da cozinha americana, qual é melhor? Balcão ou Ilha?
  • Por que optar por móveis planejados sob medida?

E ainda algumas dicas sobre revestimento e decoração para sua cozinha americana planejada ganhar ainda mais estilo.

Cozinha americana

O termo “cozinha americana” é utilizado para designar uma cozinha conjugada com a sala, sendo separada por um balcão que, em muitos casos, é utilizado como mesa. A ideia da cozinha americana planejada é de integração dos ambientes, aumentando o contato entre as pessoas que estejam na sala e na cozinha. Interagir com os convidados enquanto se prepara uma refeição é o fator que faz da cozinha americana um modelo muito buscado nas casas e apartamentos modernos.

Cozinha americana planejada

Dentro deste contexto, é crucial que a cozinha seja, além de bonita, muito funcional. Assim, é fundamental ter um bom projeto, desenvolvido por um profissional especializado. Ele saberá aproveitar cada centímetro da sua cozinha e dar aquele toque visual que você busca.

Cozinha planejada tradicional

Já a cozinha planejada tradicional é um ambiente para quem valoriza a privacidade ao cozinhar. Por ser um espaço delimitado, vale investir em uma decoração específica, sem se preocupar com os outros cômodos da casa.

Elas surgiram há muitos anos, quando as cozinhas eram bem amplas e lá se preparavam e se consumiam as refeições. Geladeira, mesa, armários e outros móveis e eletrodomésticos eram colocados no mesmo ambiente, visto que havia muito espaço para eles.

Cozinha planejada

Depois, com o tempo, surgiu a ideia da sala de jantar e houve uma espécie de separação dos locais de cozinhar e de consumo das refeições. Logo, os móveis também foram separados. As novas construções já consideravam esta divisão e tornou-se um modelo muito comum.

Cozinha americana ou tradicional: Qual tipo escolher?

Tanto a cozinha americana planejada como a cozinha planejada convencional possuem suas vantagens. A escolha vai de encontro ao estilo e necessidades dos moradores, e principalmente o espaço disponível na residência.

Na compra de uma casa ou apartamento, o projeto da cozinha americana já pode estar incluso, mas em alguns casos é preciso que o ambiente passe por uma reforma.

É importante frisar que nem todo imóvel pronto pode passar por uma reforma estrutural. Um engenheiro ou arquiteto especializado deverá avaliar a estrutura do imóvel, visando total segurança no processo. Converse com seu arquiteto de confiança e esclareça suas principais dúvidas.

Cozinha americana planejada: as maiores vantagens

Este tipo de cozinha promove uma grande transformação nas relações sociais e familiares, uma vez que todos os indivíduos passam a conviver no mesmo ambiente integrado, aproveitando-se mais de toda a casa.

  • Mais espaço e amplitude: ao eliminar as paredes a área útil e de circulação aumentam consideravelmente, sem contar que a amplitude visual também é maior.
  • Modernidade: um dos pilares da arquitetura moderna é o conceito de integração. Portanto, se você deseja uma casa moderna, a cozinha americana é uma ótima opção.
  • Praticidade: graças ao layout moderno utilizado nesse tipo de cozinha, as pessoas têm tudo à mão de forma rápida e acessível.

Antes de montar uma cozinha americana planejada, o que é preciso pensar?

Uma dica é conhecer o tempo de cada etapa da sua obra. Qual o tempo necessário para que o arquiteto, o pedreiro, a marmoraria, a marcenaria e a decoração demoram para executar seus serviços. Sugiro a leitura do artigo sobre “o momento ideal para comprar móveis planejados?

Balcão ou ilha?

A cozinha americana planejada pode ser composta por um balcão ou ilha. O balcão é mais comum e este tipo de projeto pode ser executado em ambientes menores.

Um balcão de cozinha americana planejada pode ser montado de acordo com as perspectivas do seu projeto. Avaliar o espaço é essencial, sobretudo para demarcar perfeitamente o ambiente em relação aos outros cômodos integrados.

Cozinha americana planejada

Já a cozinha com ilha, exige que o local seja mais amplo, uma vez que a estrutura ocupa mais espaço e divide o ambiente. Essa ilha pode conter o fogão cooktop, com ou sem o forno, assim como a pia.

Cozinha americana planejada

Na hora de fazer a ilha para cozinha americana, dá para pensar em aproveitar sua base com armários, gaveteiros, e mais compartimentos para auxiliar na organização dessa cozinha.

Tanto o balcão quanto a ilha podem ser feitos em diferentes materiais, indo da madeira à alvenaria, sem problema algum. Mas para conseguir escolher entre o balcão ou a ilha, a dica é observar o estilo de decoração que mais impacta no ambiente. As orientações sobre as medidas e o espaço disponível podem ser avaliadas pelo seu arquiteto ou decorador.

Como utilizar mesas, cadeiras e banquetas na cozinha planejada?

Mesa, cadeiras e banquetas são elementos importantes em uma boa cozinha. É na versão americana que esses itens passam a ser essenciais, justamente por integrarem a parte social da casa.

Para quem tem pouco espaço, talvez não seja viável o uso de uma mesa com cadeiras e a melhor opção pode ser utilizar o balcão com banquetas para as refeições.

Cozinha americana planejada

Uma boa alternativa é acoplar a mesa da sala de jantar ao balcão, em uma altura mais baixa e, aí sim, usar cadeiras.

Apostar na marcenaria planejada para otimizar o espaço faz toda a diferença, assim o ambiente oferecerá maior conforto, funcionalidade e otimização do espaço.

Como incluir pisos e revestimentos na decoração?

Os pisos e revestimentos não deixam de existir na cozinha americana planejada, mas eles assumem novas posições e devem seguir critérios diferenciados na hora da escolha.

É bem comum utilizar o mesmo piso da sala na cozinha, como forma de ampliar visualmente o espaço e garantir aquela sensação de continuidade. Os pisos também podem ser diferentes, especialmente se a intenção for demarcar visualmente os a cozinha e a sala.

No que diz respeito ao revestimento, a melhor alternativa são os materiais de fácil limpeza, mas que também apresentem uma estética agradável. Afinal, a cozinha agora é parte integrante da decoração da casa.

Móveis planejados – Um diferencial para sua cozinha americana planejada

Para que os móveis planejados da cozinha americana sejam bem executados, é necessário que se tenha em mãos um projeto com todas as medidas do ambiente e, principalmente, que ele atenda às demandas reais da família.

Com a ajuda de um arquiteto e de uma empresa especializada em móveis planejados é importante considerar cada detalhe que envolve uma cozinha americana, como:

  • Locais adequados para cada eletrodoméstico;
  • Entender a parte hidráulica e elétrica da cozinha;
  • Incluir móveis que facilitem a circulação das pessoas no ambiente e que promovam a integração entre as atividades realizadas na cozinha;
  • Adaptar o ambiente às soluções inteligentes;
  • Considerar a luminosidade do ambiente, bem como o tipo de decoração, que deve ir ao encontro do estilo dos clientes.

Sobretudo, móveis de qualidade precisam ser feitos com materiais de qualidade. Estes cuidados evitarão transtornos futuros, como portas e gavetas empenadas e que não fecham, ferragens frágeis, acabamentos de má qualidade, dentre outros.

Para ter mais segurança, avalie a experiência, responsabilidade e trajetória da empresa contratada, além dos depoimentos de quem já é cliente. Se ainda tem dúvidas sobre os móveis planejados sob medida, recomendo a leitura do artigo “Móveis planejados, custo ou beneficio”.

Veja algumas fotos de cozinha americana planejada. Todas feitas aqui, na MAX MD

Se você precisar de ajuda para escolher o seu fornecedor, leia o nosso ebook que responde 4 perguntas antes de comprar móveis planejados. Ele também funciona para avaliar qualquer fornecedor para sua reforma ou construção, acesse gratis clicando aqui.