fbpx

Eletrodomésticos para cozinha: Quais os melhores tipos?

Você sabe quais são os melhores tipos de eletrodomésticos para cozinha?

Os eletrodomésticos desempenham um papel muito importante quando o assunto é um lar funcional. E para quem vai se casar ou está pensando em fazer uma reforma, escolher os eletrodomésticos para a cozinha acaba sendo uma tarefa muito prazerosa, afinal são muitas as variações visuais e de preço.

Eletrodomésticos para cozinha precisam ser bem pensados para que o devido aproveitamento seja dado ao ambiente e a rotina de uso da cozinha seja facilitada, por isso, alguns deles não podem ficar de fora e outros prometem melhorar ainda mais a nossa vida.

Para escolher os eletrodomésticos é preciso avaliar suas necessidades

Para decidir quais eletrodomésticos serão adquiridos avalie algumas questões importantes:

  • Qual o tamanho da família e quais são os seus hábitos diários?
  • Qual o tamanho da cozinha e da área de serviço?
  • Quem vai utilizar a cozinha?
  • Como é a rede de instalação elétrica na sua cozinha?

Escolher eletrodomésticos para sua cozinha vai muito além da decoração. Na cozinha se exige praticidade. Antes de posicionar os eletrodomésticos, faça uma análise de como acontece o fluxo no ambiente.

Por exemplo, é comum retirar o alimento da geladeira, transferi-lo até a pia e depois alcançar o fogão. Que tal seguir esta ordem para definir a posição de cada item? Colocar estes três eletrodomésticos distantes fará com que sua cozinha não fique funcional, concorda?

Pensar em questões como essa ajudará na decisão e aquisição dos melhores tipos de eletrodomésticos para a sua casa.

Como escolher uma Geladeira?

Não há quem sobreviva sem uma geladeira, então ela deve ser o item número um da sua lista de eletrodomésticos para cozinha. A geladeira deve ser prática e de tamanho adequado aos hábitos de consumo da sua família. Ela pode ser simples, com uma porta ou duplex. Também pode ser do modelo inverter ou ainda side-by-side.

Antes de comprar a geladeira, avalie se suas compras são semanais ou mensais, pois a estocagem de produtos interfere diretamente no tamanho e no formato a ser escolhido.

Características como espaço, compartimentos de armazenamento, faixa de temperatura, consumo de energia e design devem ser bem estudadas para acertar em cheio na escolha.

Em relação à funcionalidade e impacto na decoração, o ideal é que a geladeira esteja próxima da pia e da bancada, já que a sequência natural de uso da cozinha é retirar os alimentos da geladeira e colocá-los sobre a bancada para preparo.

Pense sempre no fluxo dos alimentos: geladeira > bancada > fogão. Em forma triangular ou em linha, essa funcionalidade deve ser sempre lembrada.

Converse com o seu arquiteto de confiança e esclareça mais sobre o assunto. Afinal, é importante considerar o espaço físico da cozinha de cada cliente.

Fogão comum, de embutir ou um cooktop?

Cozinhar é uma arte e cada vez mais as pessoas estão interessadas em preparar seus alimentos em casa, não só porque gostam, mas também pensando em hábitos mais saudáveis.

É importante ter em mente a principal função de um fogão para a sua família. Dentre os modelos disponíveis no mercado, seja o fogão de piso convencional, embutido ou ainda o cooktop, as vantagens funcionais podem ser vistas caso a caso.

A sua família é composta pelo casal ou você tem filhos? É também muito comum pessoas morarem sozinhas em casa ou apartamento. Mediante estes contextos é possível avaliar o melhor tipo de fogão para cada cozinha.

Para um casal ou para um único morador, talvez seja adequado um fogão de 4 bocas. Já para uma família maior, um fogão de 5 ou 6 bocas é mais indicado. Além da quantidade de moradores, você também deve observar o espaço disponível e o fluxo de visitantes, para dimensionar corretamente o seu fogão.

O fogão de piso, ou fogão de base, é o mais tradicional. Uma variação mais moderna dele é o fogão de embutir, que é bem similar aos clássicos fogões, mas pode ser encaixado em bancadas com perfeição, principalmente em cozinhas planejadas. Uma das vantagens desses modelos é a presença do forno, compondo uma peça única, tornando-se assim o mais indicado para as cozinhas pequenas.

O cooktop, tem sido cada vez mais procurado para equipar as cozinhas modernas. Por seu tamanho reduzido e a separação do forno, o cooktop pode promover uma maior flexibilidade na disposição dos eletrodomésticos na cozinha, principalmente nos ambientes maiores. Além disso o seu design diferenciado pode modernizar o ambiente. Dentre as várias características de cada cooktop, ainda é possível escolher versões que funcionam a gás ou de forma elétrica.

A principal característica do cooktop a gás é que ele funciona exatamente da mesma forma que o fogão a gás convencional, dependendo de energia elétrica apenas para o acendimento. É bastante utilizado, principalmente em condomínios, onde o gás é canalizado.

Já nas versões elétricas do cooktop, o correto funcionamento pode depender do tipo de panela. Panelas de fundo reto (plano) devem ser utilizadas para não danificarem a superfície do eletrodoméstico. No cooktop por indução a tecnologia de magnetismo substitui os queimadores, gerando campos magnéticos entre o fundo da panela (que deve ser de aço) e a bobina de cobre, localizada abaixo da superfície vitrocerâmica do cooktop. O campo magnético gerado pelo cobre acelera as partículas da panela de aço e faz com que ela se aqueça.

Como você pode notar, as opções de fogões variam do clássico de piso ao moderno cooktop por indução, e com certeza há uma opção ideal para o seu espaço. A dica é que você escolha um modelo prático para a sua realidade e que, claro, caiba em sua cozinha.

O forno de embutir está em alta!

Dentre os eletrodomésticos para cozinha, o forno é de grande importância no dia a dia. É nele que conseguimos assar bolos fofinhos, tortas cremosas, muffins, batatas gratinadas, esfihas, pizzas, carnes assadas, entre tantas outras delícias.

A opção do forno acoplado ao fogão sempre foi o “casalzinho perfeito”, mas com a popularização dos cooktops essa dupla foi “separada” e o forno ganhou seu próprio espaço na cozinha. Na verdade, ainda podem ser utilizados juntos, um abaixo do outro, mas abriu-se um “leque”, com a possibilidade de manter o fogão na bancada e o forno embutido do outro lado. Pode ser utilizado em torre ou outro móvel planejado, na altura apropriada.

Fique atento ao escolher, pois o forno de embutir geralmente exige uma profundidade maior, em relação ao forno convencional. Por isso você deve verificar se há espaço suficiente em sua cozinha e se a profundidade de sua bancada permitirá a instalação.

Basicamente, o forno de embutir está dividido em 2 tipos: forno a gás e o forno elétrico, cada qual com suas vantagens.

Os modelos a gás são mais econômicos no quesito consumo energético, porém a instalação depende de o local possuir saída para a distribuição do gás. Além disso, a fumaça gerada no forno a gás, em contato com o alimento que está sendo assado, melhora o cheiro e o sabor, tornando o forno a gás uma excelente opção.

Os do tipo elétrico tendem a consumir mais energia, mas assam as receitas com uma melhor distribuição do calor, além de serem simples de instalar, pois basta ter uma tomada para plugar. Em um forno elétrico, você poderá gratinar os alimentos, já no forno a gás não será possível. Mas não tenha dúvidas, ambos entregam resultados satisfatórios no preparo dos alimentos e podem ser adicionados a um bom projeto de movelaria da cozinha.

A praticidade do forno de micro-ondas

O micro-ondas é outro item essencial na cozinha, já que agrega facilidade e agilidade no preparo dos alimentos, além de possibilitar variadas e inovadoras receitas.

Para escolher o melhor modelo de micro-ondas você deve avaliar a capacidade de litros, voltagem, potência, consumo de energia especificado pelo INMETRO, funções, custo/benefício, dentre outras inúmeras características.

Além disso, você pode optar pelo modelo de embutir ou de apoiar em um nicho ou suporte.

Afinal, como decidir pela melhor opção?

Micro-ondas de apoio: é o mais comum e prático, pois não requer instalação. O aparelho é apenas apoiado na bancada, no armário, em um suporte, em uma prateleira ou em um nicho.

Microondas de embutir: Pensados exclusivamente para os armários planejados, esses modelos criam um visual mais moderno, organizado e elegante. Eles precisam de um nicho específico e de uma saída de ar que proporcione a ventilação necessária. Assim como no modelo de apoio, é muito importante prestar atenção nas distâncias informadas no manual do produto, fique atento a esse item na hora de comprar móveis planejados.

Agora vai uma pergunta importante: é melhor comprar um micro-ondas de embutir antes ou depois do projeto?

Tudo deve ser planejado ao mesmo tempo. Junto com o seu arquiteto ou decorador, você precisa comparar e escolher o modelo certo com o design da sua cozinha. De posse das medidas do modelo escolhido, os móveis planejados para a cozinha podem ser desenvolvidos sob medida para o seu projeto.

Como os móveis planejados podem agregar valor ao eletrodoméstico da cozinha?

Os móveis planejados estão sendo amplamente utilizados nos projetos residenciais, isso porque se encaixam em qualquer tipo e estilo de ambiente, já que são fabricados exclusivamente para determinado ambiente e cliente.

Na cozinha não é diferente. A cozinha e a área gourmet ficam simplesmente impecáveis quando equipadas com eletrodomésticos de embutir e móveis desenvolvidos especificamente para o ambiente.

No momento de montar o projeto, seu arquiteto ou decorador vai oferecer as melhores opções de design, cores e funcionalidade, além de ajudar na escolha dos melhores tipos de eletrodomésticos para a cozinha da sua casa. A sua identidade, como cliente, no projeto é sempre mantida, afinal cada um tem seu estilo e rotina.

Se você pretende fazer móveis planejados para a sua cozinha e não abre mão da pontualidade e muito menos da qualidade, não deixe de ler o post sobre o momento ideal para comprar móveis planejados.

Para ajudar na sua escolha, também criamos um guia gratuito com as 4 perguntas que você deve responder para não errar na compra dos móveis planejados.

Para mais informações, fique à vontade para nos chamar no Whatsapp. Escreva-nos também através do Instagram e do Facebook.