fbpx

Desafios para evitar os atrasos na obra – by Jaccoud Engenharia

Quem já teve alguma experiência com construção ou reforma sabe que cumprir os prazos e evitar os atrasos na obra nem sempre é uma tarefa simples. Segundo a Jaccoud Engenharia esse é um dos principais motivos de problemas do setor.

Durante a elaboração de um projeto aqui na MAX, é preciso planejar desde a etapa de levantamento do espaço e criação do design até a instalação dos móveis planejados, passando pela escolha do material e produção.

De maneira semelhante, uma obra, seja de construção ou reforma, precisa de um planejamento e um cronograma de entrega de qualidade dentro do prazo estabelecido. Não cumprir o prazo definido com o cliente pode gerar situações de insatisfação e quebra de confiança no mercado, além dos prejuízos financeiros.

E para aprendermos a evitar os atrasos na obra e respeitar os prazos, fomos buscar ajuda de quem entende muito bem do assunto, a Jaccoud Engenharia.

Conversamos sobre as dificuldades de planejamento e execução de obras que podem interferir no prazo de entrega.

Quem é a Jaccoud Engenharia?

Situada no Jardim das Nações, em Taubaté, São Paulo, a Jaccoud Engenharia é uma empresa que presta serviços de reforma e construção em obras residenciais, comerciais e industriais.

Com uma carteira considerável de clientes e liderada pelo Engenheiro Civil Renato Frade, a Jaccoud Engenharia é muito conhecida pela atenção que tem com o cliente, pela busca incessante por uma relação de transparência e uma experiência de confiança. Respeitar os prazos e evitar os atrasos na obra foi um dos fatores para o sucesso da empresa.

Acompanhe como foi a conversa e aproveite as ótimas dicas do Renato sobre as maiores dificuldades nas construções.

O que pode atrasar uma obra?

Jaccoud Engenharia: De acordo com a nossa experiência no mercado de construção, vários fatores podem gerar atrasos em uma obra, mas vou listar aqui os 10 principais motivos para que isso aconteça e logo abaixo falaremos mais sobre cada um deles:

  1. Falta de planejamento
  2. Confiar sua obra a mão de obra avulsa
  3. Obra sem projeto
  4. Desorganização financeira
  5. Não cumprimento do projeto proposto
  6. Falta de alinhamento entre todas as partes envolvidas
  7. Ansiedade do cliente
  8. Escassez de material no mercado
  9. Fornecedores descompromissados
  10. Condições climáticas
Jaccoud Engenharia - Como evitar os atrasos na obra

1. Falta de planejamento

O planejamento é um dos principais pontos que leva ao sucesso de um empreendimento. Então, a falta de um bom planejamento é um dos principais motivos para atrasos. 

Jaccoud Engenharia: Em uma obra de construção ou reforma, o planejamento deve contemplar todas as etapas, prevendo contratempos, evitando perdas e aumentando a produtividade.

Planejar não é apenas realizar um cronograma de obra, mas envolve o controle de suprimentos e mão de obra, gerenciamento de contratos e de atividades de terceiros, gestão financeira e coordenação de projetos.  

2. Confiar sua obra a mão de obra avulsa

Jaccoud Engenharia: Para realização de uma construção, a mão de obra deve ser treinada e especializada. Assim podemos, além de evitar os atrasos na obra, evitar os acidentes de trabalho por descumprimento de normas, desperdícios de materiais por uso indevido, perda de prazos, necessidade de retrabalho para reparos de serviços executados de maneira inadequada, dentre outros. 

Os clientes da Jaccoud contam com mão de obra própria, treinada em nosso processo de construção. Isso confere maior qualidade, segurança, controle e responsabilidade na execução do serviço.

Jaccoud Engenharia - Como evitar os atrasos na obra

3. Obra sem projeto

Jaccoud Engenharia: Um projeto de qualidade é fundamental para que a construção ou reforma seja realizada dentro proposto. O projeto faz a ligação entre o profissional e o cliente, facilitando o entendimento de todo o processo e suas etapas.

Planejamento e projeto estão intimamente interligados e otimizam o processo construtivo. Além de proporcionar economia de materiais e recursos, o projeto gera um melhor custo x benefício, evitando também os atrasos na obra.

4. Desorganização financeira

Jaccoud Engenharia: Uma instabilidade financeira tem grande relevância sobre o prazo de uma obra. Então, um orçamento detalhado e organizado é de extrema importância para evitar esse contratempo. Dentro de uma construção a desorganização financeira pode, inclusive, paralisar todo o processo construtivo.

5. Não cumprimento do projeto proposto

Jaccoud Engenharia: Realizar modificações no projeto sem que essas sejam previamente discutidas e aprovadas, pode levar a atrasos relevantes, gerando também perdas financeiras e muito retrabalho.

Para evitar os atrasos na obra, o projeto deve ser seguido e respeitado. Sempre que forem identificadas necessidades de alterações, essas devem ser acordadas previamente buscando sempre o melhor resultado.

6. Falta de alinhamento entre todas as partes envolvidas

Jaccoud Engenharia: Quando não há um alinhamento entre as partes envolvidas, o processo construtivo não avança como previsto no cronograma.

Para que esses atrasos não aconteçam, é necessário que ocorra diálogo e coordenação entre todas as etapas e profissionais.

7. Ansiedade do cliente

Executar tanto um projeto de movelaria quanto uma obra é trabalhar, muitas vezes, com sonhos e expectativas dos clientes, o que pode gerar uma grande ansiedade.

Jaccoud Engenharia: A atenção com o cliente é um dos nossos diferenciais de mercado. Saber contornar situações de ansiedade, mostrando para o cliente como funciona o planejamento da obra e quais as etapas necessárias, estão dentro das funções dos nossos profissionais envolvidos. Mostrar que as modificações podem gerar atrasos na obra, muitas vezes já é suficiente.

8. Escassez de material no mercado

Jaccoud Engenharia: Infelizmente, alguns fatores externos podem interferir no prazo de entrega da obra, dentre eles destacamos a falta de materiais no mercado.

Para evitar atrasos na obra pela falta de material de construção, é importante que a empresa de engenharia tenha um controle dos suprimentos, realizando pedidos de compra com antecedência e em quantidade segura para a conclusão da obra.

9. Fornecedores descompromissados

Jaccoud Engenharia: As relações com os fornecedores devem ser de confiança e estabilidade. Quando um fornecedor não realiza seu serviço dentro do prazo, ele compromete todo o cronograma da obra.

Nós prezamos, sempre, por parcerias com empresas que tenham o compromisso confirmado de qualidade e prazo.

Desenvolvemos um material que responde 4 perguntas antes de comprar móveis planejados, que também funciona para avaliar qualquer fornecedor para sua reforma ou construção, acesse gratis clicando aqui.

10. Condições climáticas

Jaccoud Engenharia: Dependendo do período do ano, as condições climáticas podem ser um fator limitante para a construção ou reforma, gerando atrasos na obra.

Dentro do cronograma de execução, os períodos climáticos do ano na região devem ser considerados. Por exemplo, os serviços de terraplenagem e fundação podem ser prejudicados se forem previstos para acontecer em épocas de chuva intensa.

Como evitar atrasos na obra?

“Escolhendo muito bem o profissional que irá elaborar o projeto, gastando todo o tempo necessário nessa etapa para que assim que aprovado ocorram o mínimo de modificações com a obra em andamento. “

Jaccoud Engenharia: O não cumprimento do projeto proposto é um ponto essencial que pode levar a um atraso na obra de grandes proporções. Por esse motivo, além de se atentar para os demais pontos críticos que foram acima listados, é importante que a construtora tenha um controle de qualidade em relação à elaboração e execução do projeto.

Jaccoud Engenharia - Como evitar os atrasos na obra

Quais são as maiores dificuldades nas construções?

Segundo a Jaccoud Engenharia, as maiores dificuldades e que devem ser observadas atentamente para evitar os atrasos na obra são:

Visita Técnica

Não tenha preguiça. Conhecer o local previamente evita problemas, como imprevistos que geram aumento de custo e prazo.

Tempo

Deixe acordado com sua equipe e clientes os tempos necessários para elaboração de projetos e execução de obra.

Materiais

Os materiais a serem utilizados na obra estão inclusos na proposta ou são de responsabilidade do contratante? Independentemente de quem seja, atentar-se sempre à relação prazo x preço x qualidade é muito importante.

Alterações

Elas são inevitáveis. No processo construtivo várias ideias surgem e mudam, mas a fidelidade ao projeto aprovado é o que garante que os custos e o tempo estimados não vão se alterar no decorrer da obra.

Testes

Com a obra finalizada a realização dos testes (em torneiras, tomadas, esgoto, dentre outros) garantem que tudo está funcionando como deve funcionar e evitará retrabalho.

Jaccoud Engenharia - Como evitar os atrasos na obra

A hora da mudança

Agora que você já sabe o que pode gerar atrasos na obra, fique atento aos prazos para fazer os móveis planejados.

Se você não abre mão da pontualidade e muito menos da qualidade, não deixe de ler o post sobre o momento ideal para comprar móveis planejados.

Jaccoud Engenharia

Para conhecer os trabalhos da Jaccoud Engenharia, acesse o perfil no Instagram: @jaccoud.engenharia.