fbpx

Revestimento de cozinha, aspectos importantes de escolha e opções – by ABC da Construção

O revestimento de cozinha historicamente apresenta características diferentes em cada época, refletindo aspectos culturais, sociais e econômicos.

O espaço da cozinha é importante dentro de um ambiente, sendo nele criados e reforçados os nossos laços afetivos, o que faz com que a escolha do revestimento de cozinha tenha peso significativo no momento de decorar a casa.

Assim, um projeto para a cozinha deve ser bem planejado, buscando entender as necessidades e relações sociais do cliente. A movelaria e os revestimentos de cozinha são responsáveis pelo destaque, conforto e praticidade do ambiente.

Os móveis planejados e o revestimento devem conversar entre si, trazendo juntos uma experiência única para quem utiliza esse espaço.

Visto que o revestimento da cozinha tem grande destaque nas construções, nós, da MAX MD conversamos com a ABC da Construção, uma empresa especializada em revestimentos, e que possui diversas opções, em lojas pelo sudeste brasileiro.

Quem é a ABC da Construção?

A ABC da Construção foi fundada em 1958, em Minas Gerais. Seu primeiro perfil era de uma loja que oferecia produtos de construção, sem um foco específico. Mas o atual proprietário, Thiago Moura Mendonça, após se especializar, fez com que hoje a ABC da Construção seja referência nacional em pisos, revestimentos e acabamentos em geral, com uma equipe preparada para as demandas de seus clientes.

“Hoje somos, não somente uma loja de acabamentos. Somos um exemplo de atendimento ao cliente, disponibilizando nossos colaboradores em qualquer etapa da sua reforma”, reforça Thiago Mendonça, da ABC da Construção.

A ABC está presente em mais de 80 cidades localizadas em São Paulo, Rio e Minas. Suas lojas possuem um leque extenso de materiais de acabamentos, fornecendo desde tubos e conexões, até revestimentos, como pisos, azulejos, porcelanatos, dentre outros.

Revestimento de Cozinha é na ABC da Construção

Quais tipos de revestimento de cozinha podem ser empregados?

ABC da Construção: A escolha mais comum para o uso em revestimento são os azulejos cerâmicos. Porém, atualmente, o mercado já oferece diversas outras opções de revestimentos e acabamentos feitos de materiais diferenciados como mármores, revestimentos pastilhados, porcelanatos, pisos vinílicos e laminados.

ABC da Construção: O porcelanato sempre foi o queridinho de todos por conta do seu acabamento de alta qualidade e durabilidade. Entretanto, os pisos vinílicos e laminados têm ganhado destaque em função do seu custo, praticidade no assentamento e da evolução crescente em sua qualidade.

Desta forma, a tendência de revestimento de cozinha para 2022 ainda é uma disputa aberta, tendo como candidatos o porcelanato, que vem sendo o favorito de muitos, e os pisos vinílicos e laminados, que estão crescendo no mercado.

Vistos como ótimas opções de revestimento de cozinha e que proporcionam destaque ao ambiente, os ladrilhos hidráulicos e as pastilhas podem ser utilizados, por exemplo, entre a bancada da pia e a movelaria. As diversas tonalidades disponíveis no mercado facilitam a harmonização com a movelaria empregada.

Revestimento de Cozinha é na ABC da Construção

Qual a diferença entre cerâmica e porcelanato?

Na escolha do revestimento de cozinha, uma dúvida que surge aos clientes é em relação à diferença entre as opções de cerâmica e porcelanato.

É de grande importância conhecer suas vantagens e desvantagens funcionais e de instalação, além das características estéticas.

ABC da Construção: Os pisos e revestimentos cerâmicos de cozinha têm como característica a alta absorção de líquidos, e isso pode ser um fator negativo em sua escolha.

Já os porcelanatos possuem baixíssima taxa de absorção. Além disso, os porcelanatos são retificados, o que faz com que as juntas entre as peças fiquem bem próximas, diminuindo a área de rejunte.

O que deve ser observado para escolher o revestimento de cozinha ideal?

ABC da Construção: A casa, ao final da obra, deve estar em acordo com o estilo de vida de todos os moradores. Também deve ser considerado o gosto e a opinião pessoal, além das tendências.

“Profissionais de design de interiores ou arquitetura, são os indicados para conquistar tal realização, pois não se trata apenas de um acabamento de alta qualidade e beleza, mas de uma obra de arte que nunca deve cansar os olhos de quem a aprecia.”

Leia também: 9 cozinhas para você mostrar ao seu arquiteto

Em nossa conversa com a ABC, percebemos que, não apenas para o revestimento de cozinha, mas para todos os cômodos, a escolha do acabamento é uma etapa de grande importância estética e de bem-estar.

Alguns dos mais importantes aspectos técnicos para a escolha do revestimento de cozinha são:

  • a absorção de líquidos;
  • a resistência a manchas;
  • a resistência à abrasão (PEI, relacionada ao desgaste pelo atrito);
  • a utilização do espaço (se é uma cozinha residencial com baixo tráfego de pessoas ou uma cozinha comercial).

Deve-se atentar para as informações que são fornecidas pelos fabricantes para cada tipo de revestimento de cozinha, sendo eles repassados pelos vendedores durante a compra.

Além desses aspectos, o revestimento de cozinha, do piso e da parede devem ser escolhidos pensando um no outro. Assim será possível conseguir criar a experiência desejada, podendo, por exemplo, combinar as tonalidades e as estampas.

Quais os cuidados com a mão de obra para se trabalhar com revestimentos de cozinha?

ABC da Construção: Assim como qualquer serviço de alta qualidade, com toda certeza existe a necessidade de um especialista, como o arquiteto ou mesmo, um designer de interiores, para que a sua reforma ou construção seja realizada com sucesso.

A escolha de uma empresa de renome para fornecer o material e executar o serviço, é fundamental para criar um ambiente que atenda as expectativas e ofereça as melhores e mais modernas opções. Isso vale tanto para os revestimentos de cozinha, quanto para os móveis planejados.

Desenvolvemos um material que responde 4 perguntas antes de comprar móveis planejados, que também funciona para avaliar qualquer fornecedor para sua reforma ou construção, acesse gratis clicando aqui.

Durante a execução e instalação do revestimento de cozinha, é importante que o profissional tenha em mente o projeto de paginação do ambiente, conhecendo todos os locais de recortes.

A paginação de revestimento, além de conferir um melhor visual, também auxilia na redução das perdas com recortes, aumentando a área de instalação de peças inteiras.

Outro ponto importante durante a execução é respeitar as juntas de dilatação, que serão posteriormente rejuntadas. Diferentes tipos de revestimentos de cozinha precisam ter juntas com dimensões adequadas. Essa informação pode ser obtida com o vendedor durante a compra do material ou com o profissional responsável pelo projeto e execução.

Veja no trecho de vídeo abaixo um exemplo de como uma boa escolha dos revestimentos e da movelaria pode deixar um projeto muito mais belo, prático e funcional

ABC da Construção

Se você está reformando ou construindo, não deixe de conhecer a ABC da Construção. São muitas opções de revestimentos para a sua obra. Acesse o site da ABC para localizar a loja mais próxima de você.

Revestimento de Cozinha é na ABC da Construção