fbpx

Itens essenciais na cozinha planejada pequena

O que não pode faltar em uma cozinha planejada pequena? Confira a seguir alguns itens de grande importância para deixar a sua cozinha funcional e agradável.

Planejar os móveis e a organização de um ambiente pequeno pode parecer difícil em um primeiro momento, mas no geral, os espaços menores ajudam até mesmo a priorizar o que é realmente necessário em uma casa ou apartamento.

No caso de uma cozinha pequena, optar por fazê-la planejada é uma ótima solução, visto que, com um bom projeto, todos os espaços podem ser ocupados, sem gerar uma sensação de que o ambiente está muito cheio.

Isso porque, em um projeto de uma cozinha planejada pequena, muitos fatores são considerados, como a circulação das pessoas, a setorização de ambientes, a iluminação e os itens já existentes no espaço, como vãos, portas e janelas.

Diante dessas variáveis, elaboramos essa matéria com os itens que são essenciais para a sua cozinha planejada pequena.

O que priorizar em uma cozinha planejada pequena?

Alguns tipos de móveis são essenciais para compor uma cozinha planejada, a depender da disponibilidade de espaço de cada uma.

Eles vão colaborar para deixar a sua cozinha planejada pequena mais funcional e confortável para receber os amigos e a família. Veja:

Cozinha planejada pequena - Itens essenciais

Cozinha em L

Para as cozinhas que são pequenas e não possuem integração com a área de serviço, uma ótima opção é planejar para que os armários sejam feitos em L, ou seja, ocupando duas paredes adjacentes.

Assim, haverá uma maior quantidade de armários com portas e gavetas. Isso pode ser muito útil, principalmente para quem não gosta de nichos e aramados nas paredes, podendo guardar todos os itens em um espaço fechado, sem poluir visualmente o ambiente com objetos espalhados.

Armários aéreos

Outra facilidade para uma cozinha planejada pequena é, além dos armários de chão, também optar por armários aéreos, acima das bancadas e até mesmo da geladeira e do fogão.

O maior benefício desse tipo de armário é ocupar um espaço comumente utilizado e não atrapalhar o fluxo de pessoas.

Além disso, uma dica extra é utilizar a parte de baixo desses armários para fixar pequenas luminárias de led, que colaboram para a iluminação e criam um ambiente mais moderno e intimista.

Painel aramado

Utilizar um painel na parede (ou ainda uma barra) para pendurar os utensílios mais utilizados, como colheres, medidores, facas e temperos, também é uma boa escolha para quem tem pouco espaço.

Assim, além de facilitar na hora do preparo dos alimentos, esse item também funciona como uma decoração para a cozinha planejada pequena, evitando que os utensílios e objetos fiquem espalhados, ocupando as bancadas.

Uma dica para integrar esse item com o restante da cozinha é utilizar o mesmo material de revestimento que for utilizado nos armários.

Nicho nas paredes

Um outro móvel que pode facilitar o dia a dia são os nichos. Isso porque, como são espaços abertos, podem ser colocados os utensílios mais usados, como canecas, pratos e temperos.

Os nichos também podem ser bem úteis para a decoração da cozinha. Plantas, livros de receitas ou quadros decorativos ficam muito bem nesses pequenos móveis auxiliares.

Bancada gourmet

As bancadas são itens fundamentais para tornar as cozinhas mais funcionais. Porém, em uma cozinha planejada pequena, não é tão simples encontrar espaço para bancadas grandes.

Assim, utilizar uma bancada gourmet separada dos armários, ou seja, um balcão com banquetas, traz a possibilidade de, não só fazer as refeições na própria cozinha, caso não caiba uma mesa, mas também permite que ela seja utilizada como apoio durante o preparo dos alimentos.

A bancada gourmet muitas vezes se assemelha à bancada de uma cozinha americana planejada.

Cozinha planejada pequena - Nichos

Setorização dos ambientes

Uma boa dica que pode fazer a diferença no projeto de uma cozinha planejada pequena é fazer a setorização dos ambientes, ou seja, encontrar uma maneira de delimitar a área de preparo dos alimentos e a área das refeições, por exemplo.

Isso pode ser feito por meio do revestimento dos móveis e das paredes, que podem mudar de uma área para a outra. A setorização também é possível com a separação dos móveis no espaço, deixando a bancada, pia, fogões e eletrodomésticos de um lado e a mesa ou balcão do outro.

Para a limpeza do móvel planejado, em geral, o processo é bastante simples, mas os cuidados necessários são de extrema importância para a conservação do móvel e seus componentes. Temos um material exclusivo sobre as etapas da limpeza dos móveisClique aqui para acessar.

Alto padrão na cozinha planejada pequena

Através de processos computadorizados 3D é possível reproduzir na tela todo o ambiente antes mesmo da sua produção. A criação de móveis de alto padrão para uma cozinha planejada pequena requer os mesmos cuidados. E nesse cenário cada cantinho conta muito.

É possível escolher e ver detalhes como cores, puxadores, ferragens internas e externas, posições de abertura das gavetas e portas. São itens que trazem transparência ao processo de produção dos móveis planejados, ou seja, o cliente recebe realmente o que pediu e aprovou.

Há mais de 17 anos trazendo inovação e compromisso com o cliente, aqui na MAX, além de matéria prima de alto padrão, somos adeptos pioneiros à tecnologia 3D para a produção dos móveis.

Cozinha planejada pequena - Armários em L

Além da marcenaria, também entregamos todo o trabalho de vidraçaria, serralheria e iluminação dos móveis, garantindo uma entrega fiel e amplamente satisfatória para a sua cozinha planejada pequena, média ou grande. Tudo isso com a qualidade MAX MD que os nossos clientes atestam (clique aqui e veja depoimentos de clientes reais no Google).