fbpx

Móveis planejados ou Móveis comuns?

Descubra como escolher entre móveis planejados ou móveis comuns através das suas diferenças, que podem influenciar na composição e funcionalidade do seu lar.

A decisão de reformar o ambiente ou até mesmo mudar de casa sempre traz muitas dúvidas, entre elas o que escolher: móveis planejados ou móveis comuns?

Essa dúvida é frequente, já que existem muitas diferenças no mercado, tanto de materiais e estilos, quanto de preços.

Para ajudar nessa decisão, veja a seguir quais são as principais diferenças entre os móveis planejados ou móveis comuns e escolha a melhor opção para a sua residência.

Móveis planejados ou móveis comuns – quais as diferenças?

A dúvida entre os móveis planejados ou móveis comuns surge com muita frequência, já que essa pode se tornar uma difícil escolha na hora de mobiliar uma casa ou apartamento.

Mas, afinal, você sabe quais são os benefícios que a mobília planejada pode te oferecer? Conheça as principais diferenças entre os dois tipos de mobiliário.

1.   Aproveitamento do ambiente

Um dos principais fatores que diferenciam e facilitam a escolha entre móveis planejados ou móveis comuns é o aproveitamento do espaço. Isso porque utilizar a mobília planejada permite que todo o ambiente seja utilizado de acordo com a necessidade dos moradores, dentro das possibilidades oferecidas pelo ambiente.

Ou seja, é possível que o guarda-roupa seja integrado à cama ou que a mesa da cozinha seja uma extensão de um armário. Outro exemplo disso é utilizar o espaço abaixo das escadas para colocar uma estante ou armário.

Assim, através dos móveis planejados, é possível aproveitar melhor o espaço da casa ou apartamento, o que se torna ainda mais útil em casas ou apartamentos com quartos ou cozinha pequena.

Por outro lado, o mobiliário comum não oferece essa facilidade. Suas dimensões, normalmente, são padronizadas e muitas vezes se torna difícil o encaixe do móvel desejado no espaço disponível. Pode faltar espaço ou pior ainda, sobrar pequenos espaços, de formatos difíceis e que não podem ser aproveitados.

Móveis planejados ou móveis comuns - Aproveitamento de espaço

2.   Organização e funcionalidade

Outro fator diferencial na escolha entre móveis planejados ou móveis comuns é a praticidade. Os móveis planejados trazem satisfação e versatilidade para o dia a dia, visto que cada detalhe pode ser pensado para facilitar o seu uso.

Então, é possível que a organização da casa inteira seja planejada antes de iniciar a execução dos móveis, melhorando os espaços de locomoção. Além disso, a escolha da quantidade de prateleiras, portas ou gavetas fica por conta do cliente para que a organização dos utensílios e dos eletrodomésticos para cozinha seja viável e facilitada.

No caso da mobília comum, muitas vezes é difícil achar um guarda-roupa com a quantidade de gavetas desejadas ou um armário de cozinha do tamanho ideal para guardar sua air-fryer, por exemplo, já que as opções são limitadas e impostas muitas vezes por padrões ultrapassados.

Móveis planejados ou comuns - Organização e funcionalidade

3.   Tecnologia integrada

Com a tecnologia cada vez mais avançada, hoje já é possível embutir iluminação em led e até mesmo eletroeletrônicos, como a TV, por exemplo, nos móveis. Com design cada vez mais customizado, os móveis planejados ainda permitem que tomadas e interruptores sejam transferidos da parede para os locais de maior utilização, facilitando o acesso e mantendo um visual organizado.

Móveis planejados ou móveis comuns - Tecnologia integrada

A integração das lâmpadas e fitas de led aos móveis planejados, como em armários ou prateleiras, pode ter caráter funcional e ou embelezador, mas é certo que essa versatilidade, no entanto, não é fácil de ser encontrada no mobiliário comum.

4.   Durabilidade

Outra dúvida muito frequente a quem está se decidindo entre móveis planejados ou móveis comuns, é sobre quanto tempo duram os móveis planejados. A resistência e a qualidade dos móveis planejados é um enorme diferencial sobre os móveis comuns.

Uma boa empresa de móveis planejados, oferece sempre uma ampla garantia em seus produtos e por isso, trabalha sempre com materiais de alta qualidade.

Para você que não sabe como identificar a qualidade de um móvel planejado, nós desenvolvemos um material gratuito exclusivo para te ensinar a fugir das manutenções indesejadas ao escolher o seu fornecedor. Toque no link e acesse: https://materiais.maxmd.com.br/itens-de-maior-manutencao-moveis-planejados

Nas fábricas de móveis convencionais, muitas vezes não há tanta variedade de materiais. Além disso, o do fato da produção em larga escala, aumenta as chances de pequenos defeitos.

Na mobília planejada, o cliente pode escolher dentre uma variedade de materiais, além de ter a garantia de que todo o processo será feito de forma cuidadosa, tanto nos acabamentos das peças quanto na montagem.

5.   Estética

A beleza, apesar de subjetiva, é um dos principais itens avaliados na decisão entre a compra de móveis planejados ou móveis comuns. Esse é um outro quesito em que o móvel planejado leva a melhor.

Ao pensar no mobiliário completo, é possível harmonizar materiais e cores para que a residência fique bonita e aconchegante. Os padrões escolhidos na customização de um móvel devem levar em consideração o visual e o design dos demais itens decorativos e funcionais da casa, como o piso e as bancadas, por exemplo.

Na mobília comum, pode ser difícil encontrar todos os móveis de um cômodo no mesmo padrão, dificultando não só a harmonização entre eles, mas com o restante do ambiente.

Móveis planejados ou móveis comuns - Design

6.   Custo-benefício

Depois de toda essa lista, finalmente chegamos na relação custo-benefício. Esse é mais um item de escolha racional e, por isso, deve ser estudado com maiores detalhes. Temos duas matérias que serão de grande utilidade na sua decisão sobre:

A mobília customizada, inicialmente, aparenta ter um preço mais alto que a comum, porém são muitas as variáveis que influenciam na decisão de compra entre móveis planejados ou móveis comuns. Por isso, se você não leu as matérias indicadas acima, sugiro fortemente que volte um pouquinho e leia.

Não podemos deixar de lembrar também que mobiliar a sua casa com móveis planejados, além de valorizar o seu patrimônio, diminui o tempo de ociosidade do imóvel, caso você deseje alugá-lo ou vendê-lo futuramente.

Conclusão

Depois de todas essas informações comparativas, acredito que você já seja capaz de entender as maiores diferenças entre os dois tipos de móveis e colocar na sua balança para tomar uma decisão acertada na compra.

Se você deseja mobiliar sua casa ou apartamento e ainda está em dúvida entre móveis planejados ou móveis comuns, nos procure aqui na MAX e conheça os nossos trabalhos. Temos um alto nível de satisfação de clientes.

Até breve!