fbpx

Projeto de Interiores: O que seu arquiteto deve entregar?

Um bom projeto de interiores conta com detalhes importantes e nesse artigo você saberá o que deve exigir do profissional contratado.

A escolha por fazer um projeto de interiores é o marco entre ter um espaço genérico e conquistar um lugar com a sua cara. Isso porque, dentre os muitos trabalhos que um designer tem, o principal objetivo é contribuir para a criação da personalidade do ambiente.

Segundo Fernanda Patrão, designer de interiores e parceira da MAX MD há mais de 10 anos, é esse profissional que faz todo o planejamento das composições estéticas, de ergonomia, proporções, materiais, texturas e iluminações.

Etapas de criação do projeto de interiores

Dentre os pontos que a designer destaca, estão as etapas de criação desses projetos, visto que o planejamento bem-feito é a chave para que a execução saia como o cliente deseja.

1.  Briefing

Essa primeira etapa é, segundo Fernanda Patrão, essencial para criar conexão entre o cliente e o profissional para que o projeto flua em concordância com os desejos de quem o contratou.

A partir disso, é criado o orçamento e são feitas as decisões iniciais sobre o projeto de interiores.

2.  Criação do layout

Se trata da distribuição dos móveis planejados dentro do espaço, primeiramente em uma prancha. Segundo Fernanda Patrão, nessa etapa, um ponto importante é detalhar cada exigência, para que na execução não se esqueça da necessidade de uma tomada para o micro-ondas, por exemplo.

Uma grande sugestão é fazer o projeto de interiores com a casa ainda em obra, antes de fazer a elétrica e hidráulica. Assim, evita-se ficar quebrando para alterações, pois tudo já está com o planejamento final (Max – Diretor da MAXMD)

3.  Modelo 3D

Após a aprovação do layout pelo cliente, é feito o modelo 3D, no qual já são apresentadas as cores, mobília e iluminação que serão utilizadas na execução do projeto.

Nos projetos de interiores feitos por Fernanda Patrão, são colocados também todos os outros itens que o cliente imagina, a fim de que o modelo seja o mais parecido com a realidade.

Projeto de interiores Fernanda Patrão - Modelo 3D

4.  Escolha na loja

A ida até a loja para orçamento e escolhas dos pisos, revestimentos de cozinha e banheiros, metais, móveis planejados e os demais itens também é feita com o acompanhamento da designer de interiores. Isso permite que o cliente tenha o apoio de um profissional nesse momento tão esperado da compra dos materiais.

A infinidade de produtos disponíveis nas lojas pode, em muitos casos, confundir o comprador. Por isso esse apoio profissional se torna tão necessário.

5.  Projeto de execução

O próximo passo é a criação do projeto executivo, ou seja, com a marcação dos pontos de elétrica, hidráulica, marcenaria, serralheria, marmoraria, paginação de revestimentos, etc.

A intenção nesse momento é fazer o projeto de interiores da forma mais completa possível, reduzindo drasticamente os erros que costumam acontecer em qualquer obra.

A maior parte dos nossos clientes, na MAXMD, chega apenas com essa etapa do 3D pronta, sem a parte de execução, deixando assim verdadeiros abismos entre o projeto e a realidade na casa do cliente (Max – Diretor da MAXMD)

Quais itens não podem faltar na entrega do projeto de interiores?

É importante que na entrega do projeto de interiores esteja descrito tudo que será utilizado na execução. Desde o revestimento da parede até o tipo de puxador de uma porta.

Assim, na hora de fazer os projetos, o detalhamento é o principal diferencial para que a execução saia da forma mais próxima possível do que foi solicitado pelo cliente e aprovado no modelo 3D.

Entrega diferenciada do mercado

De acordo com a visão da designer Fernanda Patrão, é com o projeto de interiores em mãos que o cliente saberá se o seu sonho realmente caberá no seu bolso e se cada detalhe que ele escolheu realmente harmoniza com o ambiente em si.

O diferencial de entrega da Fernanda Patrão é, principalmente, se esforçar para entender cada detalhe que o cliente pensa e como colocar isso em prática, por meio da:

  • Criação da conexão com o cliente para harmonizar as ideias;
  • Clareza no orçamento e no que é possível ser entregue no trabalho;
  • Reuniões de esclarecimento dos detalhes com os clientes;
  • Detalhamento minucioso de cada item no projeto de interiores a fim de evitar erros em potencial.

Dentre as exclusividades entregues pela Fernanda em projeto de interiores, estão os projetos de marcação de pontos de elétrica, hidráulica e iluminação. Detalhamento da marcenaria, serralheria, marmoraria, paginação de revestimentos, tabelas de metragem de cada revestimento, tabela de cores usadas na marcenaria, tabelas de detalhes de cada puxador etc.

A contratação de fornecedores experientes e com entrega diferenciada é um item de grande importância para o sucesso de uma obra. Por isso, nós criamos um material gratuito para te ajudar a avaliar qualquer fornecedor para sua reforma ou construção. Acesse o link e veja as 4 perguntas antes de comprar móveis planejados para conhecer a real capacidade do fornecedor escolhido.

Como funciona a paginação de piso?

Ainda dentro do assunto de projeto de interiores, uma etapa que não pode faltar é a paginação de piso. Para isso é feito o estudo de tamanho, cor, quantidade de peças e a dinâmica de disposição do piso que foi escolhido para os projetos.

Diante disso, deve ser feito o desenho em uma planta baixa marcando onde será colocada a primeira peça do piso e as subsequentes.

A paginação do piso, além de possibilitar lindas personalizações, evita o recorte irregular das peças e pode ajudar para que uma peça que precise ser cortada fique embaixo de um móvel, sem se destacar na execução final.

Como escolher um profissional de design de interiores?

É importante que o cliente saiba as funções de cada profissional dentro de uma obra, pois só assim é possível cobrar exatamente o que cada um deve entregar.

O principal ponto é buscar conhecer o trabalho do profissional, seja por meio de reuniões ou por portfólios. Vale lembrar que nem sempre, somente um modelo 3D bonito e realista significa que o profissional escolhido é realmente bom para o seu projeto.

Sempre verifique o que contratou. Muitos profissionais separam as etapas, porém nem sempre explicam isso. Um projeto pode ser mais barato que outro, pois não contempla as visitas aos fornecedores por exemplo ou a assessoria durante a execução. (Max – Diretor da MAXMD)

Além disso, possuir indicação de algum conhecido ou até mesmo de um outro fornecedor que você já tenha confiança também é um ótimo passo na escolha do designer de interiores.

O arquiteto também pode ser o responsável pelo projeto de interiores e projeto de móveis planejados. A capacitação dos profissionais dessa área lhes permite uma ampla gama atuação. Leia aqui sobre o porque buscar um arquiteto para projetar móveis.

Por fim, como qualquer profissional, deve-se exigir responsabilidade, compromisso e pontualidade nos prazos estabelecidos.

Fernanda Patrão

Fernanda Patrão - Designer de Interiores

Para essa matéria, contamos novamente com a ajuda da nossa querida parceira Fernanda Patrão, que escreveu um e-book incrível e exclusivo para te ajudar a Contratar seu arquiteto ou designer de interiores. A leitura é bem interessante para quem está planejando uma obra ou reforma.