fbpx

Cozinha azul: Elegância com um toque de cor

Saiba como planejar uma cozinha azul sem errar, prezando pela elegância e beleza do ambiente

Móveis de cozinha azul tem se tornado referência quando o assunto é um ambiente moderno, colorido e elegante. Isso porque suas tonalidades podem ser sóbrias, mas não perdem aquele ar vívido, fazendo do azul uma ótima escolha para quem quer sair um pouco das cores neutras na cozinha, como o branco, cinza e bege, apostando em um visual mais alto astral.

O conceito de uma cozinha planejada deve levar em conta a funcionalidade e beleza, mas também não deve deixar de expressar a personalidade dos seus moradores. 

Nesse sentido, nada mais interessante do que trazer cor para a cozinha. O ambiente que normalmente é o mais frequentado por moradores e por visitantes pode e deve expressar alegria!

Cozinha azul - Fernanda Patrão

Por que ter uma cozinha azul?

Mas, afinal, por que fazer uma cozinha azul, em vez de usar outras cores na composição?

A cor azul transmite a sensação de tranquilidade e estabilidade, por isso trazer o azul para os móveis da cozinha, pode fornecer um equilíbrio para esse ambiente que, normalmente, é bem agitado.

Muito além da sensação de equilíbrio que uma cozinha azul pode trazer, a grande procura pela cor vem mesmo de quem busca uma modernização da clássica cozinha branca, colocando um pouco de cor na composição.

Por sua elegância e sofisticação os tons de azul têm sido vistos como ideais, já que são fáceis de combinar com tons neutros.

cozinha azul pequena

Dicas para fazer uma cozinha azul 

Na hora de montar o seu cômodo, algumas dúvidas podem aparecer, como:

  • Qual tonalidade usar;
  • Em quais itens apostar para colocar essa cor;
  • Como combiná-lo ao longo do ambiente, entre outros.

Confira a seguir algumas dicas de como usar o azul na sua cozinha e não erre na hora do planejamento.

Cozinha azul - peninsula

Tonalidade

O passo inicial na hora de montar a cozinha azul é definir qual tom será usado no cômodo. Para isso, é necessário prestar atenção em alguns detalhes. 

O primeiro deles é o tamanho da sua cozinha, ou seja, se ela for pequena, deve-se tomar cuidado com os tons muito escuros, que acabam “fechando” ainda mais o ambiente e deixando-o com a sensação de ser ainda menor. 

Nesses casos, utilizar tons de azuis associados ao branco, por exemplo, resultará em um ambiente mais amplo e claro. Já em cozinhas amplas e espaçosas, é possível usar mais tonalidades escuras, visto que a amplitude já não é um problema.

Além disso, para escolher a cor exata, é necessário que os moradores da casa entrem em consenso. Isso porque o tom escolhido ficará evidente, como ponto focal do cômodo, assim, se alguém não gostar ou enjoar fácil com a escolha, poderá ser um motivo para frustração.

Caso tenha alguém que não goste muito de ambientes coloridos, uma sugestão é utilizar os tons azuis mais acinzentados, visto que ainda trazem o objetivo da cor, mas não a tornam um incômodo – comenta o Max, sócio fundador da MAX MD.

cozinha azul americana

Armários de cozinhas azuis

Outro ponto importante é saber onde será usado o azul na cozinha, ou seja, se será nas paredes, nos armários, na mesa ou ainda em outros detalhes.

Temos um e-book exclusivo para você que quer fazer seus móveis planejados, mas não sabe o que deve ser avaliado para evitar futuras dores de cabeça. Clique aqui e conheça os itens que mais geram manutenções em móveis planejados.

Uma dica para isso é apostar nos móveis planejados azuis. A personalidade de uma cozinha azul, além de bela, harmoniza muito bem com cores neutras nas paredes e nos demais móveis, que podem ser uniformes entre si.

cozinha azul max

Contraste de cores

Uma boa dica na hora de decorar a sua cozinha azul é usar bastante o contraste de cores a seu favor, ou seja, usar tons azuis nos móveis e cores mais claras ou mais escuras em mesas e outros detalhes do ambiente. Essa escolha deixa o cômodo mais divertido e leve para a convivência diária.

Um bom exemplo é combinar a serralheria ou algum outro detalhe na cor preta junto ao conceito total do projeto, como: puxadores, eletrodomésticos, bancadas etc.

Uso de texturas

O uso de texturas na composição também é uma forma de gerar contraste de preenchimento com a cor. Dessa forma, as texturas podem ser utilizadas tanto nas paredes, através de revestimentos ou efeitos, quanto nos móveis.

Móveis de cozinha azul planejados

Planejar uma cozinha azul, bem como uma de qualquer outra cor, pode parecer uma tarefa simples, mas é sempre importante o acompanhamento de um profissional especializado.

Um arquiteto ou designer de interiores será capaz de deixar o seu projeto não só mais belo, mas também muito mais funcional. Planejar uma cozinha requer experiência, já que, além da beleza, também devem ser considerados outros fatores, como: aproveitamento de espaço, circulação no ambiente, iluminação, usabilidade, armazenamento de eletrodomésticos e utensílios e tantos outros itens que, muitas vezes, não são tão conhecidos, mas que podem agregar muito ao dia a dia dos moradores.

cozinha azul Aphaville

Um arquiteto ou designer de interiores, além das inúmeras vantagens, também poderá te apresentar o projeto inteiro em 3D, no computador. Isso permite uma visualização completa da sua cozinha azul antes mesmo de produzir um móvel sequer.

É importante também que os móveis planejados sejam feitos em conformidade com o local de uso, trazendo ferragens de alta qualidade e acabamento impecável, para uma total satisfação.

Temos duas outras matérias muito legais para você, que pretende fazer uma cozinha planejada. Na primeira delas, falamos sobre o que o arquiteto deve entregar em seu escopo de trabalho. E a outra trás 9 cozinhas para você mostrar para o seu arquiteto.

Tenho certeza que você vai gostar da leitura!

Silvia Cagnacci Sales

Estou muito satisfeita com os móveis da minha cozinha. São de excelente qualidade e muito bem feitos. Atendimento muito especial e eficiente!!
Excelentes profissionais.!!!!!!

Google