fbpx

Tipos de cozinha – qual o melhor para a sua casa?

Entenda qual dos principais tipos de cozinha – em U, paralela, linear e ilha – se encaixa melhor no seu lar

Os diferentes tipos de cozinha têm tido cada vez mais destaque quando o assunto é planejar uma casa. Isso porque, esse cômodo tem se tornado um dos principais da casa, sendo o principal ponto dos encontros que acontecem no lar.

Ao se pensar em planejamento e mobilidade para as cozinhas, é importante em primeiro lugar ter em mente quais erros são comuns e que não devem existir para que o cômodo seja agradável.

O primeiro deles é tornar esse ambiente tumultuado/cheio e sem espaço para o fluxo de pessoas. Apesar de atrapalhar muito, isso ainda é uma coisa comum no dia a dia das casas, visto que muitas vezes ao planejar o cômodo, o indivíduo pensa que deve, por exemplo, colocar muitos armários para que o ambiente fique organizado. Porém, nem sempre isso é o ideal.

Outros erros comuns são a colocação de móveis planejados em locais que atrapalham a passagem das pessoas da casa e até mesmo escolher colocar uma mesa maior que o espaço disponível.

Para que esse tipo de incômodo não exista no seu lar, neste artigo você vai conhecer os 4 principais tipos de cozinha – em U, paralela, linear e ilha – além de outros tipos existentes, e entender em quais ambientes cada uma é mais indicada.

Tipos de cozinha para seu lar

Os tipos de cozinha mais comuns são também os preferidos pelas casas brasileiras, considerando os estilos de vida e as arquiteturas que prevalecem no país.

Para escolher entre eles, é importante considerar diversos fatores, como o tamanho do cômodo, o estilo de vida dos habitantes da casa e o quão funcional esse ambiente deve ser para essas pessoas.

Confira a seguir os principais tipos de cozinha:

Tipos de cozinha - com bancada preta

Tipos de cozinha – linear

Entre os principais tipos, está o linear, que consiste em um cômodo que possui seus móveis e eletrodomésticos dispostos em uma única parede. Dessa forma, as outras paredes do local não possuem nenhum armário.

Esse tipo de ambiente é preferível para quem possui cozinhas que sejam compridas, mas que tenham uma menor largura.

Isso porque, dispondo os móveis planejados dessa forma, é possível que todos os utensílios fiquem bem guardados sem ocupar muito espaço, ou seja, ainda há um corredor adequado para o fluxo e a permanência das pessoas.

Além disso, uma dica para quem escolher esse modelo é utilizar móveis planejados, pois, assim, é possível ocupar todo o espaço disponível na parede escolhida com os armários, deixando espaço apenas para os eletrodomésticos. Isso permite melhor organização e funcionalidade no dia a dia.

Tipos de cozinha - Linear

Cozinha paralela

Outro modelo que é muito comum entre os tipos de cozinhas é a paralela. Ao contrário da linear, que só usa uma parede para a mobília, na cozinha paralela são usadas duas paredes: uma de frente para a outra.

Nesse caso podem ser colocados móveis planejados e aparelhos elétricos em ambos os lados do ambiente e então é criado um corredor reto entre as duas paredes, que permite a circulação de pessoas, sem atrapalhar o andamento das atividades rotineiras.

Uma dica para as cozinhas paralelas é a separação de ambientes de trabalho, ou seja, deixar um lado para a bancada, pia, fogão e forno e o outro para a dispensa (armários e geladeira). Esse tipo de divisão facilita a organização e o trabalho no dia a dia.

Cozinha em U

Ao considerar os 4 principais tipos, esse é um dos que precisam de um ambiente um pouco maior. Isso porque as cozinhas em U utilizam três paredes para a disposição dos móveis planejados e eletrodomésticos.

Isso é feito visando uma maior integração do ambiente, além de aumentar o espaço para organização e trabalho, já que é possível deixar mais espaços para bancadas nesses casos.

Além disso, esse modelo é mais indicado para cozinhas com arquitetura mais quadrada, ou seja, que tenham largura e comprimento parecidos. Se for um ambiente mais retangular, prefira utilizar as paredes que são paralelas entre si de forma que fique o maior espaço possível para a circulação de pessoas.

Temos um e-book exclusivo para você que quer fazer móveis planejados para sua cozinha, mas não sabe o que deve ser avaliado para evitar futuras dores de cabeça. Clique aqui e conheça os itens que mais geram manutenções em móveis planejados.

Cozinhas com ilha

Entre os principais tipos de cozinha citados, esse é o que demanda mais espaço no cômodo em questão. Isso acontece porque a cozinha com ilha consiste basicamente na existência de duas bancadas de trabalho: uma fixada na parede (junto com outros móveis) e outra bancada separada, normalmente no meio do ambiente.

Dessa forma, esses tipos de cozinhas são mais indicados para ambientes mais amplos, para que a circulação de pessoas não seja comprometida. Além disso, é muito indicado também para casas em que é comum mais de uma pessoa cozinhar ao mesmo tempo.

Uma dica para melhor aproveitar esses ambientes é colocar a pia na bancada fixa e o fogão na ilha, por exemplo. Nessas situações, as cozinhas com ilha permitem que uma pessoa lave a louça, enquanto a outra usa o fogão, por exemplo.

Se você deseja conhecer mais sobre os tipos de cozinha e como planejá-las da melhor maneira, entre em contato com a MAXMD e traga mais funcionalidade para sua casa.

Conheça alguns dos nossos clientes satisfeitos com a MAXMD.

Tipos de cozinha - Móveis Planejados

Temos duas outras matérias muito legais para você, que pretende fazer uma cozinha planejada. Na primeira delas, falamos sobre o que o arquiteto deve entregar em seu escopo de trabalho. E a outra trás 9 cozinhas para você mostrar para o seu arquiteto.

Tenho certeza que você vai gostar da leitura!