fbpx

Reforma da cozinha em uma casa antiga – by Paula Moura arquiteta

A reforma da cozinha, bem como de todos os ambientes de uma casa ou apartamento, pode se apresentar como uma ótima solução de modernização, sem a necessidade de uma mudança de lar.

E foi esse o tema desse projeto, da arquiteta Paula Moura, no Condomínio Eldorado, em Tremembé/SP.

Paula Moura é uma renomada arquiteta, parceira da MAX MD, que tem uma enorme experiência com a arquitetura e conta com uma grande lista de clientes satisfeitos e projetos concluídos.

“A MAX MD é uma parceira de longa data e já fizemos vários projetos de móveis planejados juntos. Todos eles foram muito bem realizados, com móveis planejados de alto padrão”, comenta a arquiteta.

Dentre os vários trabalhos maravilhosos desenvolvidos pela Paula Moura, destacamos um projeto realizado em uma casa antiga, em que o maior desejo dos clientes era a integração dos espaços, iniciando com a reforma da cozinha.

Eles queriam, também, que o ambiente permitisse uma boa circulação e que fosse setorizado, com cada item em seu lugar, de forma bem planejada.

Conversamos com a arquiteta, que nos contou cada detalhe da reforma realizada na cozinha, copa e despensa. As mudanças deixaram esses ambientes muito bem iluminados, com uma boa circulação, muito mais práticos e acessíveis, com integração entre os cômodos.

Confira!

Qual foi a proposta do projeto?

Paula Moura: Este projeto é de uma casa antiga que dispunha de uma copa, uma cozinha e despensa. Todos esses ambientes eram azulejados e separados por paredes. Então, o primeiro pedido dos clientes foi a integração dos espaços, deixando-os com uma boa circulação, e que fossem setorizados, com cada coisa no seu lugar.

Qual foi o maior desafio na execução do projeto?

Paula Moura: Uma coluna estrutural era o ponto em questão, ou seja, não poderíamos mexer nele. Assim, foi a partir dele que o layout começou a ser definido. Foi criada uma ilha quente com um fogão e uma estrutura para receber os amigos. E, de forma linear, ficou reservada uma mesa de apoio para lanches rápidos e café da manhã.

A ideia trouxe mais praticidade e comodidade ao ambiente, já que conta com os móveis sob medida.

Reforma da Cozinha - Paula Moura arquitetura

Como foi possível uma reforma na cozinha integrar a despensa aos demais ambientes?

Paula Moura: Na reforma da cozinha, para a despensa foi proposto um armário do chão até o teto, com portas de correr, visando uma melhor acessibilidade.

Então, esse ambiente ficou composto pela cozinha linear com a despensa aberta. Já do outro lado da ilha, temos a copa, contendo uma mesa central e um buffet, encostado na parede da janela.

A pedido dos proprietários, colocamos uma televisão, que foi embutida em um painel espelhado, deixando o ambiente completo e independente.

Ao avaliar o projeto em sua íntegra, podemos afirmar que a reforma da cozinha, da despensa e da copa, possibilitou um ambiente bem completo e bem planejado, atendendo plenamente às necessidades e aos desejos dos clientes.

Reforma da Cozinha - Paula Moura arquitetura

Quais cores e texturas foram utilizadas?

Paula Moura: A ideia foi criar uma atmosfera suave, clara e clean, com cores neutras, mas que tivesse também um acolhimento. Então, optamos por usar o branco e o preto na reforma da cozinha, com alguns pontos de destaque.

Na maior parte dos armários usamos branco e cinza, pontuando alguns elementos em preto, como a bancada, por exemplo.

Cada uma das portas da despensa, foi feita numa cor diferente, dentro da paleta definida. Desta forma, conseguimos promover um ponto de destaque na cozinha. Um elemento decorativo.

Para evidenciar a iluminação natural e a ventilação, usamos muito o vidro. Além disso, o material também teve um importante papel na integração entre os ambientes, já que foi utilizado na ilha central, trazendo maior leveza ao visual

A escolha das cores e das texturas foi muito importante para compor o conceito total do projeto. Além de manter o ambiente suave, através da decoração, os elementos trouxeram maior amplitude, possibilitando a diferenciação de elementos decorativos, como as cadeiras e luminárias.

A reforma da cozinha foi realçada através de um revestimento pastilhado, com um degradê de tons avermelhados, o que trouxe uma agradável sensação de calor para este ambiente, todo claro.

Qual foi o ponto alto do projeto?

Paula Moura: O painel da TV é um ponto que merece destaque. Ele se tornou um elemento decorativo, quando o aparelho está desligado.

Este painel é de espelho emoldurado e, na surpresa da tecnologia, surge uma TV embutida, sem bordas. A modernidade e o bom gosto se destacaram nessa reforma da cozinha, copa e despensa.

Reforma da Cozinha - Paula Moura arquitetura

Porque você escolheu a MAX MD para executar esse projeto?

Paula Moura: Gosto muito da parceria da MAX, pois sempre há uma troca de ideias e sugestões, ajustes no projeto, além da pontualidade na entrega e um pós-venda fantástico.

Então, por essa reforma da cozinha ser um projeto diferenciado, logo que assinei o contrato com os clientes em questão, pensei em indicar a MAX. Eu já sabia que, assim, todas as necessidades do projeto seriam atendidas.

O que mais me chama atenção na MAX é a responsabilidade com que eles conduzem todo o processo. No primeiro contato com o cliente e no desenrolar do projeto. Sem falar da qualidade das ferragens utilizadas, do acabamento perfeito, das opções de materiais e das inovações propostas.

Trabalhar com a MAX MD é agregar qualidade aos meus projetos. Por isso, eu indico de olhos fechados.

Reforma da Cozinha - Paula Moura arquitetura

Paula Moura Arquiteta

Para conhecer mais trabalhos da Paula Moura, além dessa reforma da cozinha, acesse o perfil da arquiteta no Instagram @paulamoura.arquiteta

Gostou dessa matéria? Desenvolvemos um material que responde 4 perguntas antes de comprar móveis planejados, que também funciona para avaliar qualquer fornecedor para sua reforma ou construção, acesse clicando aqui.