fbpx

Arquiteto não é coisa de rico – Quando procurar um arquiteto?

Entenda mais sobre os papéis desse profissional no momento de construir ou reformar e descubra quando procurar um arquiteto

Os arquitetos vêm se reinventando com o tempo e se adequando às condições das diversas classes sociais para, assim, atenderem a um leque maior de clientes. Porém, ainda há um estereótipo de que contratar um arquiteto é coisa de rico.

Nesse artigo abordaremos sobre quando procurar um arquiteto, e mostraremos que contratar esse profissional não é, nem de longe, exclusividade para pessoas de alta classe social. Você verá que contratar um arquiteto pode, inclusive, reduzir os custos da sua obra.

Para isso, responderemos algumas perguntas pertinentes, que costumam passar pela cabeça de quem está buscando construir, reformar ou fazer móveis planejados.

Existe vantagem em contratar um arquiteto?

Ao pensar em quando procurar um arquiteto, devemos analisar todas as vantagens que o profissional pode oferecer. Um arquiteto pode agregar valor ao seu projeto, pensando em soluções que, aos mais leigos, seriam inatingíveis.

A experiência e o olhar técnico de um arquiteto podem te ajudar, por exemplo, na recomendação de um material para um móvel planejado. Ele é capaz de distribuir os móveis e aproveitar o espaço para criar algo exclusivo, com o material adequado para cada ambiente, pensando na funcionalidade, limpeza, durabilidade e beleza do móvel.

Quando procurar um arquiteto - Armário de cozinha

“Contratando um arquiteto não se corre o risco de bater a cabeça nos degraus da escada, ter um interruptor atrás da porta ou, ainda, uma caixa d’água sem pressão”, exemplifica Gilberto Belleza, Conselheiro Vitalício do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Segundo ele, as pessoas só se dão conta da importância da orientação profissional quando já estão executando a obra.

A reforma pode até seguir sem orientação especializada, mas, com certeza, não terá as melhores soluções, influenciando no resultado.

Quais as funções dos arquitetos?

Dentro das funções dos arquitetos, está o planejamento, a organização e o cuidado com o processo de construção como um todo. Assim, o profissional busca em seu projeto atender às necessidades do cliente de forma integral, se preocupando, inclusive, com os seus gastos.

O arquiteto desenvolve projetos de acordo com as regras e processos do segmento, reduzindo as chances de erros, eliminando retrabalhos, reduzindo riscos de acidentes durante a execução e garantindo o melhor uso do espaço. Além de todas essas vantagens, possibilita o uso de recursos inovadores e que estejam dentro das condições econômicas de cada cliente.

Quando procurar um arquiteto - Home office

Quando procurar um arquiteto, você deve saber que ele é capaz de planejar a obra, definindo o projeto, distribuindo corretamente os espaços. Ele pensará nas questões hidráulicas e elétricas, na ventilação dos ambientes e ainda pode atuar na arquitetura de interiores.

Um bom profissional de arquitetura está constantemente se atualizando, procurando opções que combinem com o estilo e as necessidades do consumidor. Ele irá analisar as características do comprador e seus sonhos, extraindo o melhor para o projeto.

Além de se preocupar com a estética do ambiente, quando procurar um arquiteto, o cliente terá uma experiência de conforto e funcionalidade. O projeto levará em conta aspectos como conforto térmico e acústico, condições ergonômicas e praticidade.

Assim, podemos responder em partes a pergunta “quando procurar um arquiteto?” dizendo que devemos buscar esse serviço para evitar dores de cabeça e prejuízos.

Quando procurar um arquiteto - Banheiro planejado

Arquitetura é coisa de rico?

Para pensar em quando procurar um arquiteto é importante tirar da cabeça o mito de que arquiteto é coisa de rico. O mercado da arquitetura se ampliou e se qualificou bastante. Hoje há profissionais que trabalham com os mais diversos públicos.

Um bom exemplo disso é a casa feita com R$ 150 mil para a moradora de São Paulo, dona Dalva, que juntou dinheiro trabalhando como doméstica para ter seu sonho de moradia realizado.

A ideia era realizar uma reforma no espaço pré-existente, mas no momento em que decidiu procurar um arquiteto, a equipe optou por demolir as construções e realizar um projeto completo com o orçamento que a proprietária possuía.

Esse projeto foi manchete em vários veículos de mídia e ganhou prêmios no setor de arquitetura.

Quando procurar um arquiteto, tenha em mente que ele não é exclusividade de um público de alta renda. O gasto com sua contratação pode, inclusive, reduzir outros custos.

Em que momento devo contratar arquitetos?

Para se definir quando procurar um arquiteto devemos entender que seus trabalhos vão muito além de desenvolver um projeto de reforma, construção ou móveis planejados.

O serviço de arquitetura auxilia no estudo de viabilidade de um terreno e na análise da legislação do local, por exemplo. Assim, possibilita que o comprador saiba se aquele local será o ideal para suas demandas, antes mesmo de executar o empreendimento.

Quando procurar um arquiteto - Quarto de casal

Então, quando procurar um arquiteto? Em qual momento?

Logo que se tenha certa a decisão de construir ou reformar, deve-se procurar um arquiteto. Trabalhando juntos desde o início, há uma maior possibilidade de um resultado de melhor qualidade, e que traga consigo o estilo do comprador.

Qual a diferença entre arquitetos e engenheiros?

Muitas vezes, ao contratar um serviço de engenharia, uma pessoa acredita que não precisa procurar um arquiteto, ou vice-versa. Contudo é importante ressaltar que os dois profissionais trabalham em áreas afins, mas com atuações diferentes.

Um exemplo fácil é que o arquiteto realiza projetos de interiores e iluminação, determinado os tipos de luminárias e suas posições. Ele se baseia em estudos de conforto para o ambiente, melhorando sua utilização através de uma iluminação eficiente.

Mas para realizar a parte elétrica, calculando a carga necessária, a quantidade de fios e suas dimensões, é importante contar com um projeto elétrico, desenvolvido e executado pelo engenheiro.

Nesse caso o projeto arquitetônico é fundamental para entender o posicionamento desses elementos, sem prejudicar a estética e a funcionalidade do ambiente. Porém o cálculo do projeto e a definição dos quantitativos são responsabilidades do engenheiro.

Quando procurar um arquiteto - Projeto luminotécnico

É obrigatório contratar um arquiteto?

Além das vantagens que já listamos, você poderá ser submetido às leis e normas exclusivas de cada município. E em algumas cidades brasileiras é exigida a contratação do arquiteto.

Muitas cidades apresentam códigos e leis de construção rígidas, sendo obrigatória a aprovação de projetos realizados por profissionais competentes e registrados.

Uma dessas situações é a realização de reforma com ampliação da área construída, em que muitas prefeituras emitem um alvará para autorizar essa construção. Esse documento só é emitido se o projeto for feito por profissionais qualificados e, em caso de fiscalização, a falta deste alvará gera multas e embargos. Outro exemplo de quando procurar um arquiteto é quando for abrir um estabelecimento de atenção à saúde. Pode ser desde uma clínica de estética até uma pequena farmácia. Se a vigilância sanitária da cidade solicitar um projeto, o proprietário precisará dos serviços de um profissional de arquitetura para ter seu alvará sanitário concedido.

Como saber se o arquiteto é bom?

Para você que já está no momento de contratar um arquiteto, mas ainda não sabe como avaliar seus fornecedores, nós desenvolvemos um material que vai te ajudar.

Ele responde 4 perguntas antes de comprar móveis planejados, que também funciona muito bem para avaliar qualquer fornecedor para sua reforma ou construção, acesse gratis clicando aqui.