fbpx

Móveis planejados para uma casa mais prática – Parte 1: Cozinha americana e Sala de estar

Com tantas mudanças vividas devido à pandemia, as casas e apartamentos passaram a ter um novo significado a partir de 2020. Tornaram-se lugares em que as pessoas passam a maior parte do tempo. E a tendência é que esse comportamento se prolongue ao longo de 2021 e talvez mais.

O interior dos lares precisou se tornar mais confortável e dinâmico, conciliando família e trabalho. Então, não há dúvidas quanto à otimização de espaços que os móveis planejados são capazes de promover em cada cômodo da casa, com as funcionalidades e praticidades necessárias.

Assim, na hora de elaborar um projeto prático para esse novo cenário, é de grande importância pensar nos detalhes, para que seu ambiente ganhe em funcionalidade.

Com essa nova necessidade em mente, é importante responder às questões abaixo para entender como os móveis planejados podem oferecer aos moradores uma casa mais prática.

1. Como a cozinha americana planejada pode se tornar mais funcional?

2. Como tornar a sala de estar mais confortável e prática ao mesmo tempo?

Vamos detalhar cada uma das perguntas acima para que você possa avaliar sobre as vantagens de investir em um projeto de móveis planejados.

Afinal, para ter uma casa prática é preciso considerar que todos os cômodos tenham móveis planejados que irão facilitar a vida, tanto na praticidade, quanto na limpeza.

Como a cozinha americana planejada pode se tornar mais funcional?

A cozinha americana planejada tem se tornado muito presente nos projetos de imóveis mais novos, uma adequação a um novo estilo de vida. Com uma ampla abertura geralmente para sala de estar, a cozinha americana não é mais um espaço limitado, tornando possível expor os eletrodomésticos, cada vez mais modernos, e interagir com os convidados. Além disso, esse tipo de arquitetura é ideal para imóveis menores, já que valoriza e amplia o espaço.

Uma cozinha americana bem planejada proporciona a sensação de amplitude do espaço e modifica o conceito de cozinhar, tornando-a prática, mais prazerosa e divertida.

Desse modo, a escolha do arquiteto que planejará o ambiente é muito importante. Um bom profissional consegue trabalhar bem os espaços disponíveis, sem perder o foco do perfil dos moradores.

E para que a cozinha americana planejada se torne um ambiente funcional e prático, é preciso se atentar a alguns detalhes.

Tomadas

Espalhe tomadas ao longo da bancada, de preferência embutidas no frontão, para um melhor acabamento. Além das bancadas, outros pontos de tomadas colocadas de forma estratégica, facilitarão o posicionamento e o uso dos eletrodomésticos na cozinha americana planejada;

Espaço para circulação

Pensar no espaço de circulação de pessoas facilitará o uso do ambiente. Comumente, entre um móvel e outro é preciso, no mínimo, 60 centímetros de área para circulação. Quando disponível, o ideal é um espaço de 1,20m para não comprometer a passagem de duas pessoas;

Prateleiras

Se você está planejando uma cozinha americana num espaço pequeno, a dica é apostar em prateleiras. Desta forma, é possível armazenar mais objetos e desocupar armários muito cheios;

Exaustor

Como a cozinha americana está integrada com outros ambientes da casa, é fundamental adquirir um exaustor com boa potência, para evitar incômodos como cheiro de fumaça e gordura. Além disso, a limpeza da cozinha americana se tornará mais prática;

Balcão

O balcão é indispensável porque é a principal área de apoio e, na maioria das vezes, ele é o único divisor entre a cozinha americana e a sala de estar. Além de escolher um material bonito, resistente, de fácil limpeza e que combine com a mobília, a altura da bancada precisa ser avaliada também.

Armários

Os armários da cozinha americana devem ser planejados de acordo com o desejo dos moradores e, principalmente, com o uso diário. Quando o espaço onde os armários serão fixados é bem aproveitado e apresenta soluções inteligentes, os moradores ganham em agilidade e organização. Por isso, é muito importante contratar uma empresa de móveis planejados com esse “olhar cuidadoso”, para executar o projeto da cozinha americana planejada com precisão;

A cozinha americana planejada deve ser primeiramente funcional. Mas, a decoração também faz toda diferença! Procure decorá-la em harmonia com os outros cômodos integrados.

Gostou das dicas? Uma cozinha americana com móveis planejados mudará a sua rotina. Converse mais sobre o assunto com seu arquiteto de confiança.

Como tornar a sala de estar mais confortável e prática ao mesmo tempo?

A sala de estar é aquele ambiente da casa usado para reunir a família e para receber os amigos. E, considerando que os imóveis estão cada vez menores, as pessoas esperam que o espaço possa acomodar várias atividades, muitas vezes de forma simultânea.

Independente do tamanho da sala de estar, os móveis planejados demarcarão a utilização de cada espaço, como o local onde ficará o sofá, o painel de TV, a mesinha de centro e assim por diante. E, além da beleza e sofisticação que os móveis planejados podem proporcionar, outro facilitador é a circulação de pessoas e a organização dos espaços e objetos deste cômodo.

A decoração da sala de estar, por ser um dos ambientes mais frequentados da casa, envolve muito estilo e personalização. Então, é importante conversar com o arquiteto ou designer de interiores para que as escolhas sejam muito bem-feitas.

Confira alguns detalhes que compõem uma sala de estar prática:

Móveis multifuncionais

A criatividade aliada à praticidade possibilitou também que os móveis planejados fossem repaginados para se tornarem mais funcionais. Móveis multifuncionais, como são chamados, são belos e apresentam soluções inteligentes.

Exemplo disso é o sofá cama, pufes que viram pequenas mesas de estudo, enfim, não há limites para a criatividade.

Estantes

Não pense que os painéis fizeram as estantes perderem seu espaço na sala de estar. Há apostas mais modernas para conservar esse móvel clássico.

Em volta da televisão, é possível distribuir nichos em forma de estante, por exemplo. Outra opção é fazer uma pequena estante para livros e outros objetos em um cantinho da sala de estar. Além das tradicionais chapas de madeira (MDF, MDP) as estantes podem ser feitas em serralheria e vidraçaria, trazendo charme e modernidade ao ambiente. Há e a MAXMD trabalha com todos esses materiais e entrega tudo pronto!

Mesa de centro

Tendências vão e vêm e a mesa de centro continua sendo uma aposta clássica para a sala de estar. Comumente, este é um móvel decorativo, mas também pode servir de apoio para copos e petiscos em dias de confraternizações em casa. Para escolher o tamanho da sua mesa de centro, basta que as dimensões dos corredores sejam subtraídas da dimensão do da sala de estar e mantenha-a a uma distância mínima de 60 cm dos outros móveis e paredes.

Móveis planejados para uma casa mais prática

Concluindo, com a rotina de muitas tarefas realizadas em casa, como o trabalho home office e estudos, as pessoas têm buscado mais praticidade e conforto para o seu dia a dia.

Para ter uma casa funcional, tanto a cozinha americana quanto a sala de estar planejadas se tornam a melhor solução para a organização, otimização de espaço, facilidade na limpeza, beleza e elegância.

Leia também a parte 2 desse post, onde falamos sobre a praticidade no Quarto de casal e Banheiros. Acompanhe.

Ao escolher a empresa que executará o projeto dos móveis planejados é preciso avaliar a qualidade dos materiais que ela utiliza para fabricá-los, pois de nada adianta um ótimo projeto, se a qualidade for insuficiente. Portanto, é fundamental pesquisar antes para contratar um serviço sério e confiável. Pesquisas na internet, utilizando o Google, costumam ajudar muito!