fbpx

Móveis planejados para uma casa mais prática – Parte 2: Quarto de casal e Banheiros

Depois das grandes mudanças que vivemos durante a pandemia, os lares foram ressignificados, passando a ser também o local de trabalho de boa parte da população. E como temos notado, ao longo de 2021 manteremos esse comportamento.

Com interiores mais dinâmicos e confortáveis, as casas e apartamentos passaram a conciliar trabalho e família. Assim, a otimização dos espaços proporcionadas pelos móveis planejados têm se tornado cada vez mais essenciais.

Pensar em todos esses detalhes tornou-se importante ao elaborar um projeto para o novo cenário, para que seu ambiente mantenha sua essência, acrescentando a funcionalidade, agora mais necessária.

Entenda como os móveis planejados podem oferecer aos moradores uma casa mais prática.

1. Por que ter um quarto de casal planejado?

2. Um banheiro planejado vai suprir quais necessidades?

Vamos detalhar cada uma das perguntas acima para que você possa avaliar sobre as vantagens de investir em um projeto de móveis planejados.

Afinal, para ter uma casa prática é preciso considerar que todos os cômodos tenham móveis planejados que irão facilitar a vida, tanto na praticidade, quanto na limpeza.

Por que ter um quarto de casal planejado?

O quarto de casal é o nosso aconchego particular, um lugar íntimo e de descanso. Porém, é um ambiente que exige grande organização. Os móveis planejados facilitam essa tarefa e podem ser repletos de beleza e sofisticação.

Sobretudo, um quarto de casal planejado, onde cada espaço foi idealizado para ser mais bem aproveitado, traz uma série de benefícios.

Além de otimizar o espaço, é possível destacar alguns detalhes para torná-lo mais prático:

Tamanho da cama de casal

Para definir o tamanho da sua cama, considere os corredores de circulação dentro do quarto de casal. Os corredores são os acessos a tudo que você terá em seu quarto de casal. Para uma circulação segura e confortável, é necessário que eles tenham, no mínimo 60cm de largura. Assim, para saber a área disponível para a cama, basta que as dimensões dos corredores sejam subtraídas da dimensão do quarto de casal. Uma cama muito pequena ou uma cama muito grande pode interferir diretamente na circulação no ambiente e estragar a aparência geral, atrapalhando também a disposição dos outros móveis.

Armários

Depois de escolher o melhor local e o tamanho para a cama, continue pelos móveis maiores, ou seja, os armários guarda-roupas. Contudo, para o quarto de casal que não tem closet, é preciso avaliar o espaço geral disponível e definir alguns detalhes, como tipo de portas, divisões internas, dentre outros. Um bom guarda-roupas deve ter uma profundidade útil de 55cm, que externo pode chegar (dependendo do sistema de portas) a 65cm.  Assim ele poderá acomodar roupas mais largas, como paletós, por exemplo. Para espaços maiores, as portas de giro podem ser bem úteis, já que possibilita o uso simultâneo pelo casal. Já as portas de correr são mais indicadas para áreas menores, a fim de não atrapalhar a circulação pelo quarto de casal. As divisões internas devem levar em consideração os tipos de roupas mais utilizados pelo casal. 

Mesa de cabeceira

Na hora de escolher a mesa de cabeceira considere a altura da cama, pois alguns colchões são relativamente altos e é conveniente que a mesinha de cabeceira esteja alinhada à altura da cama, ou até 10 cm mais baixa. Para espaços pequenos, os modelos suspensos podem ser a melhor escolha, já que são mais discretos e facilitam a limpeza. Vale lembrar também que uma tomada nessa área tem bastante utilidade, então reserve um espaço para ela.

Penteadeira ou escrivaninha

Para quem tem espaço suficiente, uma penteadeira vai dar um toque de classe e elegância ao espaço. Alguns modelos da peça, mais modernos, podem também funcionar como uma escrivaninha quando necessário.

Também é possível escolher um modelo de escrivaninha que torne o espaço mais adequado para o home office. Se o quarto de casal for pequeno uma escrivaninha planejada pode ser uma opção interessante.

Conseguiu se identificar com as vantagens de ter um quarto de casal planejado? Percebeu como as vantagens vão além da expectativa?

Outro cômodo que merece maior funcionalidade é o banheiro.

Quer entender um pouco melhor como torná-lo prático?

Um banheiro planejado vai suprir quais necessidades?

Os banheiros são, geralmente, espaços menores nos quais você precisa pensar muito bem antes de montar. Isso porque cada item é fixado em um local, então não há como trocar de lugar depois. Sendo assim, os armários planejados para banheiros são uma excelente escolha na hora de aproveitar o espaço ao máximo e conseguir armazenar os produtos necessários.

Uma boa dica é investir em móveis que tenham várias divisórias internas. E, se for possível, móveis que contenham compartimentos para acomodar itens mais específicos, como produtos de beleza e higiene pessoal.

O grande benefício do investimento em um banheiro planejado é poder usar, com funcionalidade cada cantinho desse cômodo. Móveis planejados para banheiro podem ter diversos formatos, acabamentos e cores. Porém, é essencial que esses móveis apresentem harmonia junto ao estilo de decoração do ambiente.

Tratando-se de praticidade, é importante pensar no uso diário.

Bancadas livres

No dia a dia usamos muitos produtos cosméticos, além de outros para higiene pessoal. E não só as mulheres, hoje em dia os homens usam cada vez mais produtos para beleza também. Os móveis planejados para banheiro permitem que se tenham bancadas mais amplas e com ótimo acabamento, para servir de área de apoio e organizar alguns itens do seu banheiro. Uma bancada tem, em média 55cm a 60cm de profundidade, o que oferece espaço suficiente para o seu uso.

Gabinetes

Os gabinetes são elementos que podem ser utilizados para armazenar diversos itens de necessidade do banheiro. Seu uso é mais próprio para banheiros, e não para lavabos. Ele pode conter gavetas, para guardar objetos de uso mais rotineiro, como pentes ou aparelhos de barbear. As áreas com portas de armários podem ser usadas para guardar produtos para reposição, como por exemplo, sabonetes, shampoos ou itens mais volumosos. Normalmente, a cuba da bancada está a 90cm do chão e toda essa área pode ser usada para o seu gabinete, mas é preciso avaliar a altura de quem vai usar, pois aqui não há um padrão.

Cubas

Diferente das cubas de apoio, que ocupam espaço na parte inferior da bancada, as cubas de sobrepor livram mais área de organização para o gabinete inferior.

Armários de parede

Com um projeto de móveis planejados para banheiro você pode explorar melhor as paredes para pendurar armários que deixam seu ambiente mais organizado. Eles são uma ótima opção para guardar produtos e utensílios de maneira protegida pelo fechamento das portas, e fora do alcance de crianças (diferente do gabinete inferior).

O conforto e a versatilidade oferecidos pelos móveis planejados são os melhores caminhos para quem procura por beleza, funcionalidade e praticidade. Adquirir soluções específicas, planejadas para o seu ambiente, é fantástico para qualquer cômodo da casa, inclusive para o banheiro.

Móveis planejados para uma casa mais prática

Com tantas tarefas realizadas em casa, como o trabalho home office e estudos, cada vez mais as pessoas têm buscado por praticidade e conforto no dia a dia.

Em uma casa funcional, tanto um quarto de casal quanto um banheiro planejado se tornam ótimas soluções para a organização, otimização de espaço, facilidade na limpeza, beleza e elegância. Leia também a parte 1 desse post, onde falamos sobre praticidade na cozinha americana e sala de estar.

Ao escolher a empresa que executará o projeto dos móveis planejados é preciso avaliar a qualidade dos materiais que ela utiliza para fabricá-los, pois de nada adianta um ótimo projeto, se a qualidade for insuficiente. Portanto, é fundamental pesquisar antes para contratar um serviço sério e confiável. Pesquisas na internet utilizando o Google costumam ajudar muito!