fbpx

Pedras naturais ou sintéticas para bancada de cozinha? Por Shopping dos Mármores

A importância da bancada de cozinha para um projeto é enorme, pois a escolha correta é imprescindível para atingir a dinâmica e o visual que você sempre sonhou em sua casa ou apartamento. A grande pedida dos dias atuais é apostar em cozinhas integradas às áreas sociais, com elementos pensados e escolhidos com muito cuidado. E, além dos móveis planejados, a bancada de cozinha é um dos principais itens para uma integração perfeita.

Primeiramente, entenda bancada de cozinha como toda a parte de pedra composta por pia (área molhada) e balcão (área seca), bem como uma bancada que possa dividir ambientes.

Uma das possibilidades para deixar a bancada de cozinha mais bonita e funcional é usar pedras como granito, quartzo, quartzito etc. O mercado oferece uma infinidade de tipos de pedras naturais e sintéticas. Por isso, procuramos a marmoraria Shopping dos Mármores em Taubaté, especializada em pedras para bancada de cozinha e bancadas de banheiro, para conversarmos mais sobre o tema. Vamos falar sobre tipos, cuidados, e as pedras mais indicadas para bancada de cozinha…

Shopping dos Mármores

Seu fundador, Marcelo Silva é um jovem sonhador que, desde muito cedo sempre prezou pela qualidade, fazendo o melhor em tudo que se propõe executar. Sempre acompanhado da filha, a estudante de arquitetura Marcella Silva, Marcelo se enche de orgulho por ela querer seguir seus passos.

Natural de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, onde se encontram as maiores jazidas e de onde provém a maior produção de mármore e granito do Brasil, Marcelo adquiriu uma larga experiência no setor.

“Nascido no maior polo processador de mármores e granitos do Brasil, a minha experiência é bem vasta. Sempre produzi material para o estado de São Paulo, então, em 2018 resolvi expandir meu conhecimento e minha atuação, montando uma marmoraria em Taubaté”, comenta Marcelo.

Marcelo destaca que, a marmoraria Shopping dos Mármores é composta por uma equipe motivada a oferecer um ótimo atendimento desde o primeiro momento, buscando sempre surpreender os clientes, realizando sonhos e propondo soluções.

“Nosso objetivo é atingir a altíssima qualidade, por isso estamos sempre procurando melhorar nossos serviços e capacitar os nossos profissionais”.

Acompanhe como foi essa conversa!

Quais são os tipos de pedras para bancada de cozinha?

Marmoraria Shopping dos Mármores: Comumente, os materiais mais utilizados para bancada de cozinha são os Granitos, Quartzitos, Quartzos e as Lâminas Sinterizadas. Vou falar um pouco sobre cada um deles, para diferenciá-los.

Granito: é uma rocha magmática de formação vulcânica. Sempre foi bastante utilizado por ser um material resistente e de muita beleza.

Quartzito: uma rocha natural metamórfica. Seu principal componente é o quartzo natural. Sua composição o torna um material muito rígido, atingindo 7 pontos na Escala Mohs, de dureza. Para se ter uma ideia, o Diamante atinge 10 pontos nessa mesma escala. O Quartzito tem a beleza e sofisticação de um mármore e a dureza maior que a de um granito.

Quartzo: é um material industrializado, composto 96% por quartzo natural e 4% por resina, o que o torna extremamente resistente. Além disso, o quartzo oferece uma vasta gama de cores, de grande beleza e uniformidade.

Lâminas sinterizadas: última novidade no mercado, a Lâmina sinterizada é um material industrializado de alta tecnologia. É composta por alguns minerais triturados e proporciona uma decoração bonita e moderna. É de altíssima resistência, inclusive às altas temperaturas do fogo.

Quais as pedras mais indicadas para bancada de cozinha?

Marmoraria Shopping dos Mármores: A indicação da pedra para a bancada depende muito de cada projeto. Deve-se considerar a finalidade de uso, o aspecto desejado e o orçamento disponível.

De um modo geral, para um bom custo-benefício, o Granito é a pedra mais indicada. Já para os projetos mais sofisticados, o Quartzo, o Quartzito e as Lâminas Sinterizadas, podem oferecer um resultado surpreendente.

Também temos uma linha de Mármores, para um toque mais sofisticado e clean. Desde que utilizado da maneira correta, seguindo orientações, o mármore também pode ser uma boa opção.

Qual a diferença entre as pedras naturais e as pedras industrializadas? Ambas podem ser usadas em bancada de cozinha?

Marmoraria Shopping dos Mármores: As rochas naturais, são de composição vulcânica ou sedimentar. Apesar de sua grande resistência e durabilidade, são mais suscetíveis a manchas e infiltrações.

Já as pedras industrializadas, ou sintéticas, apresentam superfícies menos porosas e com coloração mais uniforme. Elas são formadas por minerais e resinas, o que possibilita maior resistência ao calor, umidade, riscos e impactos, tendo com isso sua durabilidade aumentada.

E sim, ambas podem ser usadas em bancada de cozinha, levando em conta os fatores acima mencionados.

Entre esses materiais, quais são os mais utilizados para bancada de cozinha?

Marmoraria Shopping dos Mármores: Por sua ótima relação custo x benefício, os Granitos, são os mais utilizados. Os mais procurados são: Preto São Gabriel, Verde Ubatuba, Branco Itaúnas, Branco Dallas e Café Imperial.

Dentre os Quartzos, os mais buscados para bancada de cozinha são: Quartzo Branco, Quartzo Branco Stellar, Quartzo Cinza e Quartzo Bege. Vale ressaltar que essa linha nos oferece ainda uma grande variedade de outras cores.

Desenvolvemos um material que responde 4 perguntas antes de comprar móveis planejados, que também funciona para avaliar qualquer fornecedor para sua reforma ou construção, acesse clicando aqui.

Numa escala de preços, como podemos classificar as pedras naturais e sintéticas aplicadas na bancada de cozinha?

Marmoraria Shopping dos Mármores: O Granito, por ser um material natural, possui um melhor custo-benefício. Já o Quartzo e as Lâminas sinterizadas, que são pedras industrializadas, tem um preço mais elevado em comparação ao Granito.

O Quartzito, por oferecer maior durabilidade e resistência, sem contar sua beleza, se posiciona também como um material mais caro.

O que pode acontecer se eu usar o material errado na bancada de cozinha?

Marmoraria Shopping dos Mármores: Uma série de problemas pode acontecer se for utilizado um material inadequado na produção da bancada. Os mais comuns são infiltrações, manchas, fissuras e trincas. Pode acontecer, também, da pedra perder o brilho e consequentemente, sua beleza.

E os mármores, são indicados para bancada de cozinha?

Marmoraria Shopping dos Mármores: Por ser um ambiente de grande utilização na casa, o Mármore Branco e o Mármore Travertino não são indicados para bancada de cozinha. De formação sedimentar, o mármore absorve gordura bem rápido e mancha com maior facilidade. Mármores são recomendados para áreas que não tenham constante manipulação.

Para a bancada de cozinha, os materiais recomendados são: Quartzo, Granito, Dolomita e as novas Lâminas Sinterizadas.

Como é a manutenção das bancadas de pedras naturais?

Marmoraria Shopping dos Mármores: Nós entregamos a pedra natural já tratada para o cliente. Apesar da manutenção simples, o cuidado posterior com a peça é de responsabilidade dele. Nós recomendamos que a impermeabilização da bancada de cozinha seja feita com certa frequência. Geralmente uma vez por ano já é suficiente para manter, por muito mais tempo, o aspecto de novo.

Para conhecer melhor o trabalho da Marmoraria Shopping dos Mármores, acesse o perfil da empresa no Instagram: @shopping.dos.marmores

Consulte sempre um especialista antes de definir o material para a sua bancada de cozinha. Procure empresas especializadas, que podem propor as melhores soluções para sua obra.

Gostou desse material? Escrevemos sobre os Melhores eletrodomésticos para uma cozinha, acesse o link e veja quais são: https://maxmd.com.br/eletrodomesticos-para-cozinha-quais-os-melhores-tipos/